Encerra nesta sexta-feira uma gestão de quatro mandatos de prefeito(a) em Ipirá


O município de Ipirá, distante 202 km de Salvador, conseguiu um feito inédito na história política do município, sendo administrado por quatro prefeitos em um único mandato.
Entenda o caso.
Após ter sido eleita em 2013 com 49 votos de diferença para o seu opositor Marcelo Brandão (DEM), a prefeita Ana Verena (PR), decidiu renunciar ao cargo, após pedir licença do posto. Na época, o então vice-prefeito Ademildo Almeida (PT) foi empossado pela Câmara de Vereadores. Ele disse que a gestora eleita apresentava um quadro de desgaste físico e emocional. A renúncia da prefeita aconteceu no dia 19 de fevereiro de 2014
Depois de enfrentar uma administração turbulenta, no dia 11 de agosto de 2015, o prefeito Ademildo Almeida teve sua solicitação, de licença do cargo de Prefeito de Ipirá, aprovada pelo Legislativo Municipal, o mesmo ficaria afastado por um período de 90 (noventa) dias, uma vez que irá realizar tratamento de saúde que exige repouso.
Tendo em vista que o Prefeito em licença, já era o Vice Prefeito que assumiu após renúncia da Prefeita eleita, então assumiu interinamente o cargo em vacância o Presidente da Câmara de Vereadores, Aníbal Ramos de Aragão, durante o período supracitado.
Depois de cumprida a licença médica, foi protocolado na Secretaria da Câmara de Vereadores no dia 03 de fevereiro deste ano, em ofício encaminhado pelo prefeito licenciado Ademildo Sampaio Almeida, comunicando aos edis o seu retorno à Prefeitura Municipal na quinta-feira dia (11).
Com o retorno agora oficializado do prefeito Ademildo Almeida, o prefeito em exercício Aníbal Ramos Aragão, voltou à presidência da Câmara de Vereadores e a vereadora suplente Nilzete Rosário deixou o cargo de vereadora, pois estava ocupando a vaga interinamente enquanto o vereador Aníbal Ramos ocupava a função de prefeito municipal.
Novamente a Câmara de Vereadores  aprovou em sessão plenária no dia 26 de abril novo pedido de afastamento do prefeito Ademildo Sampaio Almeida (PT) para tratamento de saúde. O petista, que se afastou das funções em 11 de agosto de 2015  para tratar um tumor maligno no estômago, pediu renovação do benefício por mais 90 dias.
Era a terceira vez que Almeida se licenciava da prefeitura. Com o término do período do primeiro afastamento, o prefeito teve a licença renovada em 11 de novembro de 2015, que se encerrou em 11 de fevereiro deste ano. Quem assumiu o cargo foi o presidente da Casa, vereador Aníbal Ramos Aragão, que já havia administrado o município durante os afastamentos anteriores do petista.
Na noite do dia 03 de julho deste ano, o prefeito Ademildo Sampaio Almeida (PT), faleceu aos 61 anos. O gestor estava internado no Hospital São Rafael, em Salvador, e lutava contra um câncer no estômago.
Após trinta dias de falecimento do prefeito Ademildo, foi decretada a vacância do cargo e a Câmara de Vereadores cumprindo a Lei Orgânica convocou eleição indireta, processo que aconteceu na terça-feira (09/08).
Em uma manobra política audaciosa o grupo de oposição, derrotou a chapa composta por Aníbal Aragão e Raimundo Simas. A chapa formada por Juracy Oliveira Júnior (PTN) e o vice Albertino Gomes de Deus (DEM), foi eleita por 8 votos a 7. O feito inédito que decretou a vitória da chapa opositora, contou com o voto do vereador Raimundo Simas.
O prefeito eleito de forma indireta, Juracy Oliveira Júnior (J Oliveira), assumiu a gestão do município, que terá seu mandato encerrado neste sábado dia 31 de dezembro, já que em expediente administrativo os trabalhos encerram nesta sexta-feira(30).
A perda da eleição indireta, refletiu diretamente na derrota da chapa Aníbal Aragão e Renê Cerqueira, na eleição do último dia 02 de outubro, para a chapa composta por Marcelo Brandão e José Ricardo, por 1.651 votos de diferença.
No próximo domingo 1º de Janeiro de 2017, serão empossados o prefeito eleito Marcelo Brandão, o vice José Ricardo e os 15 vereadores que cumprirão o mandato de 2017 à 2020.
Fonte: Caboronga Notícias
Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação