“Carnaforró”: Quadrilha junina de Coité é convidada pra se apresentar no Carnaval de Salvador



A “Arraiá JC”, bicampeã do Festival de Quadrilha Junina da Semana da Cultura de Conceição do Coité-BA, será atração no Carnaval de Salvador 2017, nesta terça-feira, 28, no Circuito Osmar (Campo Grande), a partir das 11h da manhã, com transmissão ao vivo, em cadeia de TV.
De acordo com Fredson Costa, diretor de Cultura da Prefeitura de Conceição do Coité, o Circuito Osmar, este ano, vai ser agraciado com uma das principais manifestações da cultura popular nordestina brasileira, isto é, a Quadrilha Junina. “Propiciando plasticidades nas coreografias e belezas dos adereços culturais dos festejos do mês de junho, os foliões carnavalescos do mundo todo, que curtem a energia baiana, vão ser agraciados por uma atração diferente, envolvente e emocionante, proporcionada por uma intervenção singular: O Cortejo Junino”, falou Costa.
Ainda de acordo com o diretor, o Cortejo Junino, que teve apenas uma edição em 2013, evidenciará em sua volta (2017), no maior Carnaval do planeta, os artistas populares, que fazem da Quadrilha Junina um veículo de celebração da festa do sertão no tempo das colheitas e do reencontro das famílias no “arraiá” no “Pé de Serra”, na roça, ou nas praças dos povoados e cidades do interior do Brasil, sobretudo, nos estados nordestinos. “E a Bahia é o grande celeiro dessa expressão da alegria popular: Festa Junina. Desse modo, o Carnaval é pronúncio para o “São João”, transporte de alegria de uma estação para outra, em imaginação e realidade festiva”, enfatizou Fredson.
                                        
O povo coiteense, no Território do Sisal, estado da Bahia, será bem representado, neste necessário Cortejo, através da juventude da Quadrilha Junina, batizada de Arraiá JC (Jane e Cleiton). Todos os meios de comunicação, sobretudo a televisão, estarão cobrindo, em tempo real, este evento, que promete ser o grande salto qualitativo em arte, cultura e alegria do Carnaval de Salvador, na Bahia”, concluiu Fredson Costa.
Cleiton Silva, Conselheiro Municipal de Cultura de Conceição do Coité (no segmento Núcleo de Cultura Popular / Sociedade Civil Organizada) e representante do Arraiá JC, disse ser é um orgulho para todos os integrantes deste Projeto de Quadrilha Junina, que surgiu no bairro da Pampulha-Coité, ser parte integrante da programação do Carnaval de Salvador 2017.
                                   
“Pela primeira vez, na história das edições do Carnaval baiano, conseguimos esta conquista para a cultura popular coiteense. A nossa escolha é fruto de muito sonho, suor, luta e organização. Temos uma vida dedicada a esta arte junina, e agora vamos ocupar a avenida carnavalesca com a beleza que sai da Pampulha pro mundo. E Coité precisa se orgulhar e se alegrar com isso. Estamos comemorando duas conquistas: Primeiro, está filiado à FEBAQ. E, segundo, participar da seleção de Quadrilhas Juninas, para integrar à Programação do maior Carnaval da Terra. Convido quem está em Salvador pra marcar presença, apoiando a gente. E Quem ficar em casa, peço que aprecie pela TV”. Concluiu, Cleiton Silva.
Tendo em vista revitalizar, fortalecer e propagar a cultural popular do interior da Bahia, a FEBAQ (em parceria com o Governo da Bahia), estrategicamente, selecionou algumas quadrilhas do interior e da capital baiana para ocupar, desfilar beleza e espalhar alegrar entre foliões, no Campo Grande (Salvador-BA), bem como entreter o público da TV (e das redes sociais) com um novo olhar “global” sobre o Carnaval, anunciando o tempo junino no “templo” do Carnaval. Proporcionado, assim, mais alegria, diversidade, emoção e pluralidade cultural.“Pela primeira vez, na história das edições do Carnaval baiano, conseguimos esta conquista para a cultura popular coiteense. A nossa escolha é fruto de muito sonho, suor, luta e organização. Temos uma vida dedicada a esta arte junina, e agora vamos ocupar a avenida carnavalesca com a beleza que sai da Pampulha pro mundo. E Coité precisa se orgulhar e se alegrar com isso. Estamos comemorando duas conquistas: Primeiro, está filiado à FEBAQ. E, segundo, participar da seleção de Quadrilhas Juninas, para integrar à Programação do maior Carnaval da Terra. Convido quem está em Salvador pra marcar presença, apoiando a gente. E Quem ficar em casa, peço que aprecie pela TV”. Concluiu, Cleiton Silva.
O Cortejo Junino é uma idealização da Federação Baiana de Quadrilhas Juninas (FEBAQ), tendo apoio do Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo e da Bahiatursa, visando agregar valor simbólico, artístico-cultural e econômico, potencializando o turismo, no Carnaval de Salvador/BA. 
A ida da Arraiá JC ao Carnaval de Salvador, integrando o Cortejo Junino 2017, conta com apoio da Prefeitura Municipal de Conceição do Coité, por meio do Decult (Departamento de Cultura), da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte.
Da Redação CN com informações do Decult e da Arraiá JC. Fotos: Anísio Junior e Arquivo JC).
Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação