PUBLICIDADE

Pintadas - Produtos da COOAP fazem sucesso em churrascarias de Salvador


O hábito de saborear carne de bode, ou de caprinos, é mais forte na região norte baiano, no entanto, as churrascarias de Salvador também têm tido uma grande saída do alimento, que para uns é exótico, para outros, autêntico. E é nessa brecha do mercado que a Cooperativa Agroindustrial de Pintadas (Cooap), com sede no município de Pintadas, no centro norte do estado, cresce desde 1999. Até então, o mercado baiano era abastecido por produtores uruguaios, situação que mudou apenas em 2008, quando as carnes produzidas na cooperativa ganharam o Selo de Inspeção Estadual (SIE).
Hoje a Cooap, por meio da marca Fino Sertão, chega à mesa dos amantes de churrasco que frequentam os grandes restaurantes da capital, como Baby Beef Express, Tchê Picanhas e Los Pampas. Mas um empréstimo de R$ 1,5 milhão em recursos garantidos pelo Bahia Produtiva, por meio do edital voltado para caprinovinocultura, vai possibilitar que os cortes nobres cheguem também às principais redes de mercados, boutiques de carnes e restaurantes de alto padrão da cidade e de outros municípios da Bahia.

A intenção do grupo é expandir a marca para o Brasil. “Já solicitamos o selo nacional para poder vender o nosso produto para todo o país”, disse o presidente da Cooap, Gerinelson Lima Gonçalves
. O plano de expansão dos cooperados inclui ainda mais do que duplicar a produção mensal, que hoje é de cerca de 800 animais, entre caprinos e ovinos abatidos, que deve chegar a quase dois mil. Para tanto, o objetivo em médio prazo também é ampliar o número de produtores associados, que hoje é de cerca de 90, para mais de 300.
De olho em outros tipos de público, como forma de aproveitar 100% da carne, a Cooap vai passar a produzir um novo produto. “Como as churrascarias e as distribuidoras que vendemos só aproveitam os cortes nobres, vamos passar a defumar e produzir embutidos, como calabresas, com os cortes que não são absorvidos pelo mercado”, adianta Gonçalves.
O Bahia Produtiva é um projeto de fomento à agricultura familiar da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural.


Fonte: Bahia.BA

Fotos: Alberto Coutinho e Mateus Pereira/GOVBA


Pintadas - Produtos da COOAP fazem sucesso em churrascarias de Salvador Pintadas -  Produtos da COOAP fazem sucesso em churrascarias de Salvador Reviewed by VR14 on 11:03 Rating: 5

Destaque

Muita tradição e fé na Semana Santa em Mairi