Professor publica livro contando a história de Nova Fátima


Será lançado no próximo dia 18, sábado, na Câmara de Vereadores de Nova Fátima, o livro “Nova Fátima em histórias e crônicas”, escrito pelo professor José Antônio Pinto.

O livro narra a história do município desde a sua fundação até dezembro do ano passado.
“É um livro que não tem um rigor acadêmico, tem uma linguagem simples e direta, mas sempre contextualizada”, explica José Antônio Pinto, que acrescenta informando que na publicação também há crônicas baseadas em fatos reais, mas com um pouco de humor.

“Acredito que qualquer pessoa que viveu as últimas décadas em Nova Fátima vai se identificar com as crônicas que lidam com o cotidiano dos fatimenses”, completa o escritor.
O livro, o segundo que José Antônio escreveu sobre Nova Fátima, tem 100 páginas, com fotos coloridas, antigas e atuais da cidade e de pessoas que tiveram participação destacada na construção da identidade do município.
“Na minha primeira publicação, em 2008 – Nova Fátima: geografia, histórias e memórias - eu dediquei parte do livro para descrever a geografia do lugar, pois sou formado em licenciatura em Geografia; foi um livro que escrevi em 60 dias, por isso achei que deveria escrever um novo livro mais elaborado e com um material gráfica de melhor qualidade.

Acredito que, assim como o primeiro, este livro servirá de fonte bibliográfica para quem se interessar em conhecer a história e a cultura de Nova Fátima, destaca o professor, que também é coautor do documentário em vídeo, ‘Nova Fátima, dos primeiros habitantes aos dias de hoje.
O livro é cheio de curiosidades sobre o dia que foi instalado a energia elétrica e rede de abastecimento de água e de telefone.

Também é contada a história econômica, política e cultural de Nova Fátima. Retrata fatos como a construção das primeiras igrejas, das primeiras escolas, das primeiras parteiras, dos primeiros comerciantes, da primeira feira-livre e outros fatos que juntos formam a identidade do povo do município.


O livro será vendido no local.

Da Redação do VR14
Dell Brandão 

Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação