2° Festival Territorial de Música e Cultura Popular Cantos do Jacuípe promete uma grande fruição artística



Já está aberto em todo Território o processo seletivo pra para a 2ª edição do Festival Territorial de Música e Cultura Popular da Bacia do Jacuípe “Cantos do Jacuípe”.

O Festival vai acontecer no município de Várzea do Poço,  nos dias 29 e 30 de abril do presente ano e promete uma grande mobilidade artística com muita música, Feira expositiva, Fórum Territorial Cultural e intercâmbios entre as diversidades culturais da nossa região.   

A realização do Festival objetiva; promover a música e a cultura popular de forma qualificada no Território da Bacia do Jacuípe promovendo as suas cadeias criativas e produtivas assim como de toda diversidade de expressões e representações artístico/culturais, promovendo integração no Território com foco em difundir o ciclo de oferta de produtos e serviços culturais criando um importante espaço midiático de referência, visibilidade e divulgação tanto para a nossa música popular revelando e promovendo compositores, interpretes, grupos, bandas, músicos e artistas diversos, quanto da nossa diversidade de expressões e representações das culturas populares. Além de promover debates para construção de viabilidades de auto sustentabilidade para o setor. 

O “Cantos do Jacuípe” é fruto de um parceria entre o produtor cultural Rubens França, o Consórcio Publico de Desenvolvimentos Sustentável Bacia do Jacuípe, o GT de Cultura da Bacia do Jacuípe que representa os 16 municípios do Território: Nova Fátima, Riachão do Jacuípe, Pé de Serra, Gavião, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, São José do Jacuípe, Pintadas, Baixo Grande, Serra Preta, Ipirá, Mairi, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Quixabeira e Serrolândia. 
Rubens França
“Em nosso Território é fácil perceber a riqueza de expressões e saberes culturais do nosso povo e para nos produtores culturais da Bacia do Jacuípe é sempre muito gratificante viver momentos como os do Festival Cantos do Jacuípe que promovem além das cadeias produtivas e criativas da nossa musicalidade promove também intercâmbios e troca de saberes entre a imensidão que é a nosso diversidade cultural. O festival não é só um espaço de fruição artística e de promoção da musica popular é também um fórum de debates que reivindica o desenvolvimento de políticas publicas para a cultura em nosso Território e nesse processo o Consórcio Público Bacia do Jacuípe tem sido um importante parceiro e tem abraçado também a bandeira da cultura a realização da 2ª edição do Cantos do Jacuípe, é prova disso assim como o GT de Cultura que com a sua atuação vem evidenciando muitas iniciativas e projetos como o próprio Festival.” Disse Rubens.


O Festival será de composições inéditas e realizado em 02 etapas, etapa classificatória e etapa final. Sendo realizado em 02 dias de atividades, 29 e 30 de abril: Dia 29, etapa classificatória e dia 30, etapa final, Cada um dos 16 municípios poderá selecionar e inscrever até 02 representantes que poderão se apresentarem como solo, dupla ou com banda, contabilizando 32 participações na competição territorial, selecionando os 10 melhores participantes para a etapa final, premiando as 03 melhores composições do Território.

PROGRAMAÇÃO:

SELEÇÃO MUNICIPAL: ATÉ DIA 31 DE MARÇO DE 2017

INSCRIÇÃO NA GRADE COMPETITIVA: DE 01 A 21 DE ABRIA 2017

ENCONTRO DO GT DE CULTURA DA BACIA DO JACUÍPE 25 DE ABRIL 2017 

ETAPA ELIMINATÓRIA DO FESTIVAL: 29 DE ABRIL 2017  

FÓRUM TERRITORIAL REGIONAL: 29 DE ABRIL 2017 

FEIRA EXPOSITIVA: 30 DE ABRIL 2017 

ETAPA FINAL: 30 DE ABRIL 2017

REALIZAÇÃO:

RUBENS FRANÇA PRODUTOR CULTURAL E CONSORCIO PUBLICO BACIA DO JACUÍPE

APOIO:

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DO POSSO 

APEIO FINANCEIRO: 


FUNDO DE CULTURA, SECRETARIA DA FAZENDA, SECRETARIA DE CULTURA, GOVERNO DO ESTADO. BAHIA, TERRA - MÃE DO BRASIL.
Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação