Armazém da Agricultura Familiar de Serrinha comemora 4 anos de expansão de mercado e lança a I Caravana de Economia Solidária da região


A Arco Sertão celebrou na quinta-feira o quarto aniversário do Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia, localizado em Serrinha, Território de Identidade Sisal, que vem viabilizando a comercialização dos produtos de 160 empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária de todo o estado, com mais de 5 mil famílias beneficiadas.

Além do aniversário do Armazém o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) - Território Portal do Sertão, também gerido pela Arco Sertão lançou durante o evento a I Caravana de Economia Solidária da região.

“A ação consiste em comercializar, por meio de feiras, os produtos dos empreendimentos solidários apoiados pelo Cesol, além de promover oficinas e palestras ligadas ao tema”. Afirmou o coordenador do Cesol Osvaldo Júnior. 


Segundo a presidente da Arco Sertão, Eleneide Alves Cordeiro, a popular Leninha, o trabalho em rede mostra a viabilidade de comercialização dos produtos da agricultura familiar.
“Vitória. Vitória para nossos empreendimentos. Vitória para agricultura familiar e economia solidária. Mostramos que somos capazes de fazer uma forma de economia diferente na região, na Bahia e no Brasil, demonstrando como a gente trabalha em organização, em rede e que a comercialização é possível, através dos vários empreendimentos que nós temos, cada vez mais, fortalecendo a agricultura familiar e economia solidária”. Disse Leninha.

De acordo com o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, a experiência que o Armazém de Serrinha acumulou, nesses quatro anos, com as cooperativas do Território do Sisal vai se expandir para toda a Bahia.
“A experiência acumulada até aqui vai servir para a estrutura dos serviços de vendas de produtos no grande mercado de Salvador, para que possa ser estabelecido de uma forma mais adequada”.

Presente no evento, a secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana, reforçou a prioridade que o Governo do Estado tem dado ao segmento.
 “A economia solidária é uma alternativa concreta de geração de trabalho e renda, principalmente, para as mulheres, e tem sido fortalecida pelo governo, com investimentos como os Centros Públicos”. Destacou. 

Para a presidente da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/Bahia), Iara de Andrade Oliveira, era necessário um instrumento como esse, que pudesse articular as cooperativas e comercializar os seus produtos.
“O armazém é uma estratégia para diversificar e ofertar o mercado em escala. Nesse espaço temos produtos de todos os cantos da Bahia. O espaço facilita que produtos de outras regiões da Bahia sejam ofertados para o mercado local, além de buscar novos mercados”.

A unidade, que possui espaço para exposição dos produtos, depósito, sala de reunião e centro de formação, cozinha, refeitório, lanchonete e escritório, viabiliza não só a comercialização, no varejo, desses produtos das cooperativas vinculadas à rede Arco Sertão, mas possibilita ainda a venda ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE).

Administrado pela Arco Sertão, o Armazém é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic)


A agência de comunicação VR14 está produzindo uma matéria sobre o evento que será veiculada na TVE.







































































































































































Da redação do VR14 com infrommações da CAR
Fotos: Junior Fernandes
Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação