GT de Cultura discute os últimos detalhes do 2º Festival Cantos do Jacuípe


Gestores e produtores culturais da Bacia do Jacuípe  estiveram reunidos na cidade de Mairi, para discutir os últimos detalhes do segundo Festival de Música e Cultura Popular Cantos do Jacuípe, que acontece neste sábado e domingo (29 e 30) em Várzea do Poço e terá participação de artistas de 15 dos 16 municípios do Território que concorreram com músicas inéditas.

A ideia do evento é promover a cadeia produtiva musical, indo bem além da competição, incentivando artistas de todo Território, criando várias oportunidades de valorização da cultura na região em diversas formas e expressões artísticas.

A segunda edição do Festival é uma realização do produtor cultural Rubens França, em parceria com o Consórcio Jacuípe, que conta com o  apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Durante 2 dias, o evento contará com uma grande estrutura de palco e iluminação, além de acontecer  um fórum cultural, onde será um espaço de dialogo entre gestores públicos,  artistas e produtores culturais, em prol de ações para o fortalecimento da cultura.

Foi citado em vários momentos que os artistas também se mobilizem para que façam as reivindicações necessárias para buscar melhorias, logo que são eles que fazem o show acontecer. Além da proposição da valorização desses agentes não só financeiramente mas principalmente com o seu significado para a região.

Também foi dialogado  mecanismos de captar recursos que façam com que o festival aconteça de forma independente a partir de 2018, a exemplo de editais públicos e apoio  financeiro das prefeituras. A ideia é que o Grupo de Trabalho (GT) de Cultura volte as suas atividades com uma constância maior  no Território de Identidade Bacia do Jacuípe.

O VR14 produziu uma matéria em vídeo do encontro e em breve será divulgada.




















Da redação do VR14
Juleilson Carneiro

Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação