I Vídeo Conferência da Rede Estadual de Conselhos Tutelares é realizada em Pintadas

Nesta quarta-feira 26 de abril, aconteceu na cidade de Pintadas a “I Vídeo Conferência do Seminário Estadual de Articulação da Rede de Conselhos Tutelares da Bacia do Jacuípe”,  com objetivo de capacitar os Conselheiros e conselheiras.

A conferência reuniu conselheiros tutelares do Território de Identidade Bacia do Jacuípe e algumas lideranças municipais. Compuseram a mesa, a graduada em letras Zildene Dias, o conselheiro tutelar de Capela do Alto Alegre, Weverson,  o prefeito João Batista, a secretaria de assistência social e primeira dama do município, Elinalva Coelho, os ex-presidentes do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) vereador Gerônimo e o atual presidente da Câmara de vereadores Gedi de Edgar, e o atual presidente do CMDCA, Everaldo Rios, conhecido como Pelé.
Em entrevista ao VR14, Everaldo Rios relatou que dentro das possibilidades tem procurado  dar o apoio aos conselheiros e ressaltou a importância dos mesmos, pois sabe que é uma tarefa árdua, e mesmo em meio aos desafios, os Conselheiros(as) tem vestido a camisa buscando cada vez mais a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes.

“Os conselheiros vêm desenvolvendo um trabalho excelente e apesar de que muitos acham que eles não fazem nada, eles trabalham e muito, só que poucos reconhecem, então é necessário que as pessoas acompanhem mais de perto para poder entender realmente o papel de um conselheiro, porque fazemos visitas em escolas temos projetos sociais onde buscamos incluir o sujeito de direitos. Muitos criticam, e criticam que o Conselho não faz nada, porém isso acontece devido a falta de conhecimento da sociedade, de não saber realmente qual é o verdadeiro papel de um conselheiro tutelar”. Disse, o presidente do CMDCA.
A vídeo conferência a todo tempo foi através de palestras e debates, onde os conselheiros também poderiam interagir. Foram discutidos vários eixos temáticos com palestrantes diferentes, e entre eles o tema de maior repercussão foi, “A educação sob a ótica dos direitos humanos na contemporaneidade e o envolvimento da família, da sociedade e do estado para a garantia deste direito à criança e ao adolescente”, discutido pelo advogado, diretor do Instituto Anísio Teixeira e ex-deputado federal, Severiano Alves.

Em discurso, Severiano Alves ressaltou que é de extrema importância o investimento do estado em educação e ainda falou para a população e os conselheiros tutelares cobrarem do estado.
                                         
"É necessário investimento do estado, de um modo geral em educação. Ter mais escolas de tempo integral, mas não só para estudar, estudar e estudar, tem que ter atividades integrais. Se tivesse escolas integrais diminuiria muito os crimes nos dias de hoje. Então é necessário, e de extrema importância investir mais e mais em educação. E o certo é escola de tempo integral. É bom lembrar também que o principal problema hoje, é cumprimento das leis, porque o estado cria e não cumpri, e acho muito difícil que até 2024, 50% das escolas públicas e particulares estejam funcionando em tempo integral. Logo que está em lei. Então senhores conselheiros, população de modo geral, cobrem, cobrem e cobrem porque é lei.” Disse, o advogado.




























Da redação do VR14
Junior Fernandes.
Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação