Dez municípios participam do encontro regional do PT, em Várzea da Roça

Dirigentes do PT de dez municípios da Bacia do Jacuípe se reuniram neste sábado (13), na Câmara Municipal de Várzea da Roça, no Encontro Territorial que discutiu os rumos da sigla na região e a conjuntura política.

O evento contou com a participação da deputada estadual Neusa Cadore e do deputado federal Robinson Almeira, além de representantes de sindicatos, vereadores (as), ex-prefeitos e lideranças comunitárias.  

A composição da mesa de trabalho contou ainda com participação de Joilma Rios, vereadora de Várzea da Roça e presidenta do PT local, do vice-prefeito do município, Milton Filho, e Ramon Novaes, vereador de Quixabeira.
A primeira parte do encontro foi marcada pela avaliação do Processo de Eleições Diretas (PED) realizado no início de maio nos municípios. A vereadora Joilma e o vice-prefeito Milton ressaltaram a contribuição do PT para os avanços sociais no território e afirmaram ser necessária a união do partido para enfrentar os conservadorismos que avançou a partir do golpe.

O presidente do PT de Mairi, César de Jesus, fez críticas ao PT estadual. Segundo ele, 30 filiados não puderam votar no dia da eleição e houve irregularidades na lista de votantes.
“Nós fizemos história em Mairi. Elegemos o vereador Pororó, elegemos Neusa (a deputada mais votada) e fizemos o único prefeito do PT no território, então nós queremos mais respeito do diretório estadual”, afirmou César.

De acordo com o vereador Ramon, o PT está voltando a dialogar com pessoas que ajudaram a fundar o partido na região e com pessoas novas que estão chegando. 
“Com todo o desgaste e a luta de classe, onde os representantes da grande mídia estabelecem uma guerra diária contra o PT e o presidente Lula, o partido está conseguindo renascer. Lula será novamente presidente”, apontou o vereador de Quixabeira.

Para Julita Trindade, presidenta do PT de Pintadas, o PED foi tranquilo no município. De acordo com a dirigente é hora de sentar para pensar o que pode ser feito em cada lugar e enfrentar os desafios.
“A gente precisa reconhecer o nosso partido a partir dos nossos municípios. São as raízes. Sem esse alicerce municipal não temos como pensar em outras esferas”, avalia.

Ainda Julita, os desafios são enormes por isso é preciso ir para as bases dos municípios, dialogar com as entidades e fazer uma formação qualificada. 

“O nosso partido é uma grande árvore que deu muitos frutos para a sociedade. Agora, essa árvore está precisando de adubo bom e muita água para fortalecer essa caminhada”, comparou. 

A deputada Neusa comentou os efeitos devastadores causados por um ano de golpe, citou a luta das mulheres e destacou a história de construção e o valor da luta petista. 
“O PT representa esse grande patrimônio que foi construído a muitas mãos com a participação anônima, e muitas vezes não reconhecida, de muita gente. Outro patrimônio foi o que a gente conquistou nos nossos governos. Foram muitos sonhos realizados e políticas públicas que reduziram desigualdades”, lembrou Neusa.

A plenária aprovou a realização de planejamentos nos diretórios municipais durante os meses de junho e julho, além da realização de um novo encontro territorial no mês de agosto. Foi eleita também uma coordenação que tem a tarefa de dirigir os trabalhos do PT na região, articulações e pensar as atividades. Foi criado ainda um grupo de comunicação para desenvolver ações nesta área.

O deputado Robinson destacou a importância da agenda de organização partidária.

“É aqui que a gente começa a descortinar o futuro. E isso só é possível com a organização de base. Nada acontece por acaso. Organizar o partido é construir o futuro das nossas lutas, é poder sonhar com transformações neste pais, com mudanças que tragam qualidade de vida para o povo”, ressaltou Robinson.


Municípios presentes: Ruy Barbosa, Macajuba, Quixabeira, Capim Grosso, Mairi, Piritiba, Pintadas, Baixa Grande, Serrolândia e Pintadas. 


Fonte: Ascom Neusa Cadore
Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação