Carreata, emoção e histórias de vidas marcaram a passagem da Caravana MOC 50 Anos em Conceição do Coité

A caravana do Movimento de Organização Comunitária (MOC) passou pela cidade de Conceição do Coité durante a quinta feira 8 de junho, homens e mulheres do campo  e da cidade, crianças e adolescentes, grupos de produção, agricultores/as familiares, profissionais de ensino, movimentos sociais e comunicadores comunitários fizeram um trajeto por  várias ruas da cidade de Conceição do Coité.

 O Movimento que neste ano completa o seu 50° aniversário trouxe nesta passagem na cidade sisaleira muita alegria, fogos de artifício e o entusiasmo que tomou conta dos participantes e, principalmente, das pessoas que de suas casas e lojas  acenavam em sinal de apoio à Caravana.

O percurso que iniciou por volta das 14:00h, com concentração no campus XIV da UNEB, onde pela manhã aconteceu a abertura do evento, oficinas e seminários, e seguiu pelas principais avenidas da cidade encerrando no Centro Cultural local. Um stand institucional e grupos de empreendimentos econômicos solidários já aguardavam a comitiva com a exposição dos seus produtos.

No centro cultural da cidade  aconteceram os momentos mais emotivos do dia, com discursos emblemáticos  de pessoas que tiveram as suas formações através de vrias iniciativas protagonizadas pelo MOC , como professores, comunicadores e crianças que apesar da pouca idade fizeram questão de mostrar a importância do movimento no processo de construção do  futuro de cada uma delas.
No término do evento ocorreu a realização de um talk show que foi o momento mais emblemático e emotivo, como em uma apresentação em que mulheres em diferentes espaços na plateia gritaram palavras de ordem enquanto outras cantavam e conduziam ao palco um estandarte confeccionado por elas mesmas em homenagem ao aniversário da instituição. 

Outro momento marcante foi quando  Iolane Viola em canto e cordel contou sua história junto ao MOC, e de sua mãe sua grande incentivadora e educadora do Projeto CAT/Baú de Leitura, deixando o público emocionado. “Daqui eu não saio, daqui ninguém me tira. O Sertão é minha casa, meu orgulho, terra querida”, dizia o refrão de sua música.

A Caravana MOC 50 Anos já percorreu quatro municípios e mais cinco estão previstos. Araci, Nova Fátima e Riachão do Jacuípe serão visitados respectivamente nos dias 04, 14 e 26 de julho próximo. Santaluz e Retirolândia receberão a Caravana em agosto e a culminância com ato celebrativo acontecerá em Feira de Santana, nos dias 28 e 29 de setembro, data do aniversário de meio centenário da instituição.




















































































Da redação do VR14
Juleilson Carneiro e Eduarda Venezuela com informações de
Maria José Esteves 
Jornalista/Orientadora EducacionalPrograma de Comunicação do MOC

Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação