Comissão organizadora inicia o planejamento da 1ª EXPOJACUÍPE



Na terça-feira (27), uma comissão formada  por representantes de ONGs, cooperativas e poder público reuniram-se pela primeira vez para iniciar o planejamento  da primeira Feira Expositiva de Agricultura Familiar e Economia Solidária do Território Bacia do Jacuípe  (EXPOJACUÍPE)  que irá acontecer nos dias 1 e 2 de setembro deste ano no município de Pintadas.

A feira terá a realização da Cooperativa Agroindustrial de Pintadas (COOAP) e conta com o apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) via Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e tem como principal objetivo fortalecer a comercialização dos produtos da agricultura familiar e economia solidária do Território. 

Segundo o coordenado de agroindústrias da CAR Wanderley Silva, que é natural de Pintadas, há uma grande articulação na Bacia do Jacuípe para realização dessa feira que conta também com o apoio da sociedade civil organizada e do poder público.

“As instituições estão  empenhadas no desenvolvimento da economia solidária e da agricultura familiar nessa primeira exposição que será feita a nível territorial, muito em função da articulação local que estamos fazendo com todos os parceiros que estão nos ajudando a realizar  esta feira, onde vamos fazer um grande evento para fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar não só na Bacia do Jacuípe, mas também dos municípios circunvizinhos ”. Disse Wanderley.

A EXPOJACUÍPE contará com seminários, oficinas, paineis temáticos, exposições de animais e de produtos da agricultura familiar e economia solidária, e segundo Gerinelson Gonçalves, presidente da COOAP, a expectativa é promover um grande intercâmbio de experiências de diversos setores.

“A gente espera uma movimentação muito boa, teremos no mesmo espaço entidades, agricultores e poder público municipal e estadual, trocando conhecimentos e apresentando ações em prol da agricultura familiar e economia solidária do nosso Território.” Afirmou Gerinelson.   

Após a reunião, a comissão foi para Escola Família Agrícola de Pintadas, onde será realizada a feira, no local eles puderem analisar o espaço e planejar como será utilizado durante os 2 dias de evento.


O 1ª EXPOJACUÍPE conta com diversos parceiros territoriais como o Consórcio Jacuípe, Cesol/Rede Pintadas, CCSP, Sicoob, FrigBahia, Fatres, Unicafes, Secretárias de Agricultura dos Municípios, entre outros.






  



Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação