Araci recebe com muita hospitalidade a Caravana MOC 50 Anos




 A cidade de Araci recebeu a Caravana de comemoração aos 50 anos do Movimento de Organização Comunitária (MOC),  a entidade que ao longo desse meio século vem desenvolvendo ações com foco de promover um sertão mais justo.

A caravana leva para as cidades por onde passa suas oficinas e intercâmbios e em Araci no dia 28, não foi diferente, jovens de todas as cidades puderam participar das oficinas de educamunicação, oficina regional de informação sobre politica, feminismo e politica de gêneros, oficinas com professores coordenadores, aprofundamento do CAT e Baú de Leitura, intercambio sobre agroecologia, audiência pública e  alimentação.
 
Durante a tarde a caravana do MOC percorreu a cidade, tendo seu destino final na Câmera Municipal de Vereadores, onde diversas pessoas cantaram parabéns e dançaram em homenagem a entidade.

Pessoas ligadas ao movimento tiveram sua oportunidade de falar, dando depoimentos de como suas historias se entrelaçaram com o MOC.  É o caso de seu Zeca, que acompanha a entidade desde o seus primeiros passos e afirma que o MOC é um agente transformador. 
" Desde o meu primeiro contato com o MOC até hoje, eu já pude ver inúmeras historias de vidas sendo transformadas, e a minha é uma dessas historias, aqui eu pude aprender de tudo, desde de politica até agroecologia, o MOC transforma vidas, e da aos jovens um norte, colocando e preparando eles para poder fazer boas escolhas durante seu caminho." Afirmou

Para o  jovem Cristiano Miranda a caravana do MOC consegue espalhar conhecimento para os jovens e adolescente, auxiliando-os na leitura, e ajudando a conhecer seus direitos.
" Meu primeiro contato com o MOC foi aos 5 anos, e me lembro que até os meus 10 anos de idade tinha dificuldades com a leitura, não gostava de ler, e foi a entidade que me apresentou o Baú de Leitura, e hoje ler é o meu passa tempo favorito, também pude conhecer os meus direitos e deveres, e ter uma consciência maior sobre mim, e as outras pessoas." concluiu o jovem.


 A instituição desenvolve suas ações baseadas em princípios e valores que fortalecem a sua missão. Dentre eles, estão à transparência, cidadania, justiça, equidade nas relações sociais e as práticas democráticas. Um dos princípios das ações institucionais é a valorização do conhecimento local, dos fazeres, dos sabores e saberes das pessoas, povos, grupos e comunidades, primando pela proteção e defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes, de jovens, de mulheres, dos povos do campo e comunidades tradicionais contribuindo na construção do desenvolvimento economicamente viável, ambientalmente sustentável, socialmente justo, cultural e humanamente solidário.

Veja as fotos




































































































































































































































































































































































































Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação