Chefs de cozinha de Salvador conhecem as ações da FRIGBAHIA e COOAP, em Pintadas

Aproximar os principais nomes da gastronomia baiana com os protagonistas da agricultura familiar do estado, os produtores. Com esse intuito, o projeto Bahia Produtiva do Governo do Estado,  promoveu a expedição "Explorando o Mundo do Bode na Caatinga", no município de Pintadas durante os dias 24 e 25 de julho.



Os Chefs de cozinha e donos de restaurantes  tiveram a oportunidade de conhecer o abatedouro e frigorífico da Cooperativa Agroindustrial de Pintadas (COOAP), além das ações da FrigBahia, cooperativa que cuida da comercialização dos cortes de caprinos e ovinos da industria.

Segundo Valcyr Rios diretor presidente da FrigBahia, a expedição foi uma parceria de mão dupla.

"Essa é uma parceria que a gente chama de mão dupla, estabelecer uma relação de proximidade entre o produtor e consumidor. E a vinda destes chefs com certeza vai divulgar ainda mais a qualidade do nosso produto, tanto dentro do Brasil como fora também pois são todos renomados." Disse Valcyr.

Os visitantes puderam conhecer  o criador de caprinos e ovinos José dos Santos na comunidade da Penha, há aproximadamente 10 km de Pintadas, onde eles acompanharam um pouco de sua  rotina, desde o manejo com os animais até o abate no frigorifico.

Em entrevista ao VR14 o produtor disse que a  visita foi bastante positiva.
"É muito bom essa visita, porque são chefs que consomem os produtos da gente e sempre trazem algo novo também para ensinar para nós".  Afirmou o produtor.

 A expedição também foi um espaço para  a troca de conhecimentos, entre chefs renomados e funcionários do frigorífico que compartilharam novos cortes.

Para Rafael Zacarias, proprietário da Bravo Burger 
estabelecimento especialista na criação de hanburgers com diversas carnes, foi muito bom conhecer a origem dos produtos que utiliza.
"Isso aqui é primordial para saber de onde vem a nossa carne, nosso produto, ver que ele é feito com higiene com qualidade, com profissionais capacitados.É bom saber que as pessoas que estão a frente visam não só o lucro como também desenvolver a região." Afirmou Rafael.

Veja a matéria produzida pelo VR14 e veiculada na TVE Bahia



















































































Da redação do VR14
Juleilson Carneiro
Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação