Encontro sobre movimentos sociais reúne vários municípios em Várzea da Roça



No último domingo (9), foi realizada a Oficina “Movimentos Sociais e o Desafio da Organização Popular”, com a participação de diversos municípios em Várzea da Roça.

Essa oficina faz parte da programação do curso intitulado de "Gestão Pública e Resistência ao Golpe", que está sendo realizada pela Fundação Perseu Abramo, e conta com mais de 150 inscritos, de 17 municípios, principalmente dos Territórios de Identidade Bacia do Jacuípe, Piemonte da Diamantina e Piemonte do Paraguaçu.

A história dos movimentos sociais no Brasil, a origem, luta e resistência popular reivindicando direitos no país, as políticas sociais implantadas nos governos Lula e Dilma e segundo os organizadores a agenda de retrocessos que está ocorrendo atualmente após o impeachment  de Dilma em 2016, foram alguns dos temas apresentados na palestra da deputada estadual Neusa Cadore e no debate feito pelos presentes.
Grupos de trabalho fizeram um diagnóstico dos movimentos sociais existentes nos municípios e apresentaram estratégias para fortalecer a participação das mulheres e da juventude na organização popular e social.

Além da deputada estadual Neusa Cadore, contribuíram jovens do colegiado estudantil Kizomba e grupo Viva Gente, além da secretária estadual de mulheres do PT, Cláudia Muniz.

Para o Tutor da turma, Tony Teófilo, o momento exige uma formação política dinâmica e criativa.
“Nestes dias onde a política é massacrada como uma atividade onde nada presta precisamos renovar o papel da política na vida das pessoas, e o que está acontecendo nesse curso é uma troca de ideias, de experiências e de conhecimento muito rico para cada um de nós que estamos neste processo, por uma sociedade mais justa, democrática e participativa”. Afirmou Tony.

Esta é a turma de número 100 em todo o Brasil onde a Fundação Perseu Abramo atua com um curso de Gestão Pública de esquerda, democrática e participativa.

Nesta turma estão lideranças políticas, jovens, professores, estudantes, vereadores, vice-prefeito, secretários, sindicalistas, membros da Pastoral da Juventude do Meio Popular e de outros movimentos sociais. O curso tem 15 aulas online e teve início no dia 04 de junho, no município de Miarí, até o final de agosto vão acontecer mais três encontros presenciais, em Pintadas, Capim Grosso e encerra em Mairi, abordando temas como Economia Solidária e a Lei de Acesso à Informação. Aos que concluírem o curso será entregue um certificado no final.



  




















Da redação do VR14 
Tony Teófilo com fotos de Dell Brandão
Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação