PUBLICIDADE

Encontro sobre movimentos sociais reúne vários municípios em Várzea da Roça



No último domingo (9), foi realizada a Oficina “Movimentos Sociais e o Desafio da Organização Popular”, com a participação de diversos municípios em Várzea da Roça.

Essa oficina faz parte da programação do curso intitulado de "Gestão Pública e Resistência ao Golpe", que está sendo realizada pela Fundação Perseu Abramo, e conta com mais de 150 inscritos, de 17 municípios, principalmente dos Territórios de Identidade Bacia do Jacuípe, Piemonte da Diamantina e Piemonte do Paraguaçu.

A história dos movimentos sociais no Brasil, a origem, luta e resistência popular reivindicando direitos no país, as políticas sociais implantadas nos governos Lula e Dilma e segundo os organizadores a agenda de retrocessos que está ocorrendo atualmente após o impeachment  de Dilma em 2016, foram alguns dos temas apresentados na palestra da deputada estadual Neusa Cadore e no debate feito pelos presentes.
Grupos de trabalho fizeram um diagnóstico dos movimentos sociais existentes nos municípios e apresentaram estratégias para fortalecer a participação das mulheres e da juventude na organização popular e social.

Além da deputada estadual Neusa Cadore, contribuíram jovens do colegiado estudantil Kizomba e grupo Viva Gente, além da secretária estadual de mulheres do PT, Cláudia Muniz.

Para o Tutor da turma, Tony Teófilo, o momento exige uma formação política dinâmica e criativa.
“Nestes dias onde a política é massacrada como uma atividade onde nada presta precisamos renovar o papel da política na vida das pessoas, e o que está acontecendo nesse curso é uma troca de ideias, de experiências e de conhecimento muito rico para cada um de nós que estamos neste processo, por uma sociedade mais justa, democrática e participativa”. Afirmou Tony.

Esta é a turma de número 100 em todo o Brasil onde a Fundação Perseu Abramo atua com um curso de Gestão Pública de esquerda, democrática e participativa.

Nesta turma estão lideranças políticas, jovens, professores, estudantes, vereadores, vice-prefeito, secretários, sindicalistas, membros da Pastoral da Juventude do Meio Popular e de outros movimentos sociais. O curso tem 15 aulas online e teve início no dia 04 de junho, no município de Miarí, até o final de agosto vão acontecer mais três encontros presenciais, em Pintadas, Capim Grosso e encerra em Mairi, abordando temas como Economia Solidária e a Lei de Acesso à Informação. Aos que concluírem o curso será entregue um certificado no final.



  




















Da redação do VR14 
Tony Teófilo com fotos de Dell Brandão
Encontro sobre movimentos sociais reúne vários municípios em Várzea da Roça Encontro sobre movimentos sociais reúne vários municípios em Várzea da Roça Reviewed by VR14 on 10:25 Rating: 5

Destaque

Muita tradição e fé na Semana Santa em Mairi