Filme de jovem de Itatiaia contará a história da Escola Família Agrícola de Quixabeira

O curta metragem “Uma Escola Diferente” foi selecionado pelo edital Revelando os Brasis que está na sua 6º edição, curta que foi escrita pela estudante Geilane de Oliveira Souza, a narrativa apresenta o método de ensino em que o alunos alternam períodos de internato em casa e na escola, conhecido como pedagogia da alternância. 

A pedagogia da alternância foi criada por camponeses na França, em 1935, metodologia que  foi adaptada para a realidade do semiárido baiano pela Escola Família Agrícola de Jaboticaba, situada em Quixabeira, para atender aos filhos de pequenos produtores familiares.

O documentário será um resgate da experiência da autora como aluna desta instituição voltada para a interação de conhecimentos entre escola, família e comunidade.

Ao todo foram selecionados 15 projetos em todo Brasil, os autores participarão de oficinas de realização audiovisual, no Rio de Janeiro, entre 14 e 27 de agosto, onde estudarão todas as etapas de produção e depois voltarão para os municípios de origem para transformar as histórias em filmes.

SOBRE A AUTORA


Geilane de Oliveira nasceu em Itatiaia (São Jose do Jacuípe), participou do curso em Cinema Pensar Filme na cidade de Pintadas e atualmente está cursando Cinema e Audiovisual em Centro de Artes, Humanidades e Letras - CAHL / UFRB, no território ela juntamente com Ricardo Sena idealizaram o concurso Imagens do Jacuípe.

Fonte: Bacia do Jacuípe
Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação