Projeto voltado para a melhoria na qualidade de vida do idoso é realizado em Pintadas



Nesta quarta-feira (02) de agosto um evento voltado para saúde da terceira idade foi realizado pela Secretaria de Assistência Social, juntamente com o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) o evento teve como tema “Envelhecendo com qualidade de vida”, uma iniciativa da estagiaria do Serviço Social, Rafaela Mercês, com intuito de promover a melhoraria na qualidade de vida da população idosa, visando o resgate dos valores sociais.
    
A terceira idade, é a fase da vida caracterizada por mudanças físicas em todo o organismo do idoso, alterando suas funções e trazendo mudanças nos seus comportamentos, percepções, sentimentos, pensamentos e ações, há também alterações dos papéis sociais que resultam das mudanças bio-psicológicas relacionadas ao avanço da idade. A falta de convívio social pode levar a existência de preconceitos, sentimentos negativos como a tristeza, a ansiedade e a baixa autoestima, que por sua vez levam ao isolamento social e à apatia.

Para Rafaela Mercês, o evento como esse, é um momento de transformação na vida de cada idoso.

“ É importante resgatar os valores sociais e a autoestimados idosos, oportunizando-os a se sentirem aceitos e fortalecidos, aproximando-os do convívio social e melhorando a qualidade de vida, foi um momento muito gratificante poder trazer alegria para os idosos. ” Disse a estagiaria do Serviço Social.

O projeto “Envelhecendo com qualidade de vida” foi executado no Grupo de Convivência de Idoso do CRAS de Pintadas. O trabalho foi realizado durante algumas semanas onde foram desenvolvidas dinâmicas, palestras, atividades físicas, orientações de condicionamento físico, dia de beleza com manicure, maquiadora, cabeleireiro e ensaio fotográfico.

Para a secretária de Assistência Social Elinalva Coelho, um evento como esse é de tão grande importância para a sociedade e ela se ente feliz com tudo isso.
“Viver bem é uma das melhores sensações, e é nessa idade que descobrimos o quanto isso é importante, adoro estar sempre aqui e ver essa alegria contagiante do grupo dos idosos, amo tudo isso e não medirei esforços para que momentos como esse continue acontecendo. ” Disse Elinalva.

Durante o evento o idoso foi a estrela, em que foram presentados com serviços de beleza por profissionais e voluntárias, uma sessão de fotografia realizada pela DBFotografia. Permitindo assim para os idosos uma intensa sensação de bem-estar, assim como dona Ananízia que compartilhou conosco sua felicidade.

“Tudo que elas fazem, a gente se sente bem, hoje já aparece esse trabalho bonito de maquiagem coisa que eu amo, sou idosa mas gosto da maquiagem, gosto de viver toda arrumada, é um trabalho muito bonito e faço de tudo para sair dwe casa e chegar aqui, por que eu me sinto bem quando estou aqui. ” Disse Ananízia.
Atrás de cada linha de chegada, há uma partida, depois um novo desafio, de cada desafio à uma chegada e a vitória, chegar a terceira idade é um mérito, todos esses conhecimentos adquiridos ao longo da vida, se tornaram amadurecimento e aprendizado, os presentes que a vida dá a todos que têm o privilégio de envelhecer, se transforma em muita história para contar.


Veja a matéria em vídeo: 





























































































































































Da redação do VR14
Hércules Guthierre com fotos da DBphotography
Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação