Câmara Vereadores de Nova Fátima homenageia os 50 anos do MOC através de indicação do vereador Gilmario do Sindicato


 A Câmara Municipal de Nova Fátima, realizou a entrega de Moção de Aplausos, ao MOC (Movimento de Organização Comunitária), pelos os 50 anos de fundação.
A Moção foi aprovada em Assembleia Deliberativa da Câmara Municipal, tendo como indicador o Vereador Gilmario do Sindicato (PCdoB).

Segundo Gilmario, a entidade que desenvolveu e desenvolve serviços relevantes à toda comunidade fatimenses, não poderia deixar de homenageada nessa data tão importante para a nação agricultora.

O MOC, vem atuando em Nova Fátima, mesmo antes da emancipação política, quando ainda era chamado de Vila de Fátima, trabalhos estes educacionais, religiosos e de incentivo a criação das primeiras associações e Creches do município, na época ainda povoado de Riachão do Jacuípe.
O MOC deu início em seus trabalhos em Nova Fátima se reunindo, em baixo dos pés de arvores tratando de assuntos de interesse da comunidade e da criação das primeiras organizações.

Com muita luta o MOC junto as comunidades por volta de 1986 criou as primeiras associações, sendo elas; Associação dos Moradores da Região do Queijo e Associação Fatimense, época em que fundaram as primeiras creches nestas duas comunidades no Queijo e na sede, a mesma contribuiu na manutenção destas instituições com o apoio pedagógico e alimentar, onde contou com a parceria da antiga LBA. 

A partir deste momento muitas ações foram implementadas a exemplo da criação de outras associações; Ex. Salto da Pedra, Ingazeira, são Francisco entres outras.

O fundador do MOC foi o senhor Albertino Carneiro de Oliveira, conhecido como o Padre Albertino” filho de Riachão do Jacuípe, junto com sua irmã a Sr. Francisca, o seu cunhado e Professor Neidyson Kitela, fundadores e o pilar principal do MOC.

Segundo Gilmario do Sindicato, os 50 anos do MOC foi e é pautado de muita luta, desafios, mas que acima de tudo conseguiu obter muitas conquistas.
"Quero externar os meus agradecimentos em nome do povo de Nova Fátima, em nome da Casa do Poder Legislativo nossos sinceros agradecimentos ao MOC, pelo os seus 50 anos de existência, pautada de muitas lutas, desafios, porém acima de tudo obtendo muitas conquistas. Conquistas estas que trouxe e contínua trazendo a transformação de vida do povo fatimense.

Onde tem promovido a geração de renda, com a capacitação, execução de serviços, obras e acima de tudo educacional. Enfrentou o coronelismo, onde naquela época quem mandava era os grandes políticos, os feudais, latifundiários e coronéis indicados para assumir cargos no governo sem mérito e sem compromisso com o bem comum e principalmente quando se tratava dos menos favorecidos. Quero resumi dizendo. Que a minha carreira profissional faz parte e também é um fruto de aprendizado com o MOC". Disse Gilmario do Sindicato.

Conheça algumas atuações do MOC:

 Formações para os Conselhos Municipais,

 Estruturação das Organizações Sindicais, Associações e Cooperativas;

Foi um Grande parceiro no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil;

No debate e construção de Unidades de Jornada Ampliada – UJA; Baús de Leitura para as 
Escolas e Ações Sócias educativas;

Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano;

Formação de Educadores/as Municipais com o Projeto que busca conhecer, analisar e transformar a realidade do campo – CAT;

Agente Comunitários de Famílias;

Projetos Prosperar e Cabra Escola;

Acesso a diferentes águas com as cisternas nas escolas;

Cisternas de Consumo

Assistência Técnica e Extensão Rural;

Coletivo Municipais de Jovens;

Coletivo Municipal de Mulheres;

Organização Produtiva e Economia Solidária;


Rede municipal de enfrentamento a violência contra as mulheres, jovens e homens; 

















Fonte: Hora1 Notícias 
Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação