Prefeitura de Pintadas realiza Mutirão de combate ao glaucoma


A unidade de Saúde Dona Maninha realizou hoje exames de Glaucoma e distribuição de colírios para a população em geral.


O que é o Glaucoma?

São doenças oculares causada pela lesão ótica, em razão de pressão ocular alta. São grupos de doenças distintas que provocam danos severos ao nervo ótico e perda da visão. O nervo atingido tem as células da retina diminuídas, responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro. A pressão intra-ocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento do quadro, porém não existe uma relação direta entre determinado valor da pressão intra-ocular e o aparecimento da doença. Ou seja, enquanto em alguns casos o dano no nervo surge com pressões relativamente baixas, em outros pode haver pressão intra-ocular elevada durante muito tempo, sem lesões aparentes.
Sem tratamento, o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando atrofia progressiva do campo visual, que pode progredir para cegueira.

Indivíduos com maior propensão ao Glaucoma

De acordo com as estatísticas, 1% a 2% da população acima de 40 anos é portadora de algum tipo de glaucoma. Filhos de glaucomatosos precisam verificar com mais freqüência sua pressão intraocular. Deve se ter atenção a certos MEDICAMENTOS que podem provocar o aumento da pressão intraocular.
Previna-se, qualquer dúvida procure um médico.

Confira as Fotos:












Texto e fotos: ASCOM Prefeitura de Pintadas.







Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação