Riachão - Morre o Pé de Barriguda, árvore símbolo da história jacuípense



Uma árvore de cerca de 60 anos, que simbolizava a história de Riachão do Jacuípe, morreu. Mesmo após tentativas de recuperação, a cidade perdeu o Pé de Barriguda, que era um dos principais pontos turísticos da cidade. O Pé de Barriguda, como é conhecida popularmente, ficava na praça da matriz no centro da cidade.

O município não possui registros da data em que a árvore símbolo de Riachão foi plantada, porém, fontes não oficiais afirmam que a árvore foi plantada durante a gestão do prefeito Dr. João de Oliveira Campos nos anos de 1963 a 1966.

Desde então, a Barriguda presenciou diversos eventos e comemorações, todos realizados sob sua copa, que hoje não está mais lá.

De acordo com informações de populares a árvore chegou ao fim do ciclo e morreu de causas naturais. A ausência de folhas e a soltura da casca indicam a morte, após quase 60 anos de história e lendas. A morte foi constatada, e na manhã de hoje (14) profissionais da prefeitura fizeram a retirada da árvore seca da praça da matriz, segundo informações postada nas redes sócias a prefeitura estará realizando o plantio de uma nova muda de barriguda no mesmo local nas próximas semanas.
 
A árvore é considerada patrimônio histórico da cidade. O historiador Amarilio Soares conhecido como Tio Lio diz em sua rede social diz que ”Foi na Praça da Matriz que ela foi plantada e desenvolvida pela própria natureza. Por muitos anos ele nos alegrou com a beleza de suas flores brancas que encantava a todos que por ali passavam. Acredito que o emblemático e afetivo Pé de Barriguda que serviu de inspiração para poetas, cantadores, escritores e até mesmo Detratores que de maneira pejorativa relatava sobre sua natureza. Bem, de qualquer maneira, ela elevou o nome de Riachão para lugares longínquos tornando nossa cidade mais conhecida. Não há culpados nessa história. Tudo que respira tem seu período de vida útil”, disse Tio Lio.

Fonte: Baiana FM




Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação