Associação de Pessoas com Deficiência de Mairi realiza reunião ampliada em Salvador sobre doenças reumáticas


A Associação de Pessoas com Deficiência de Mairi (AMPED), junto com Grupo de Atenção à Pessoas com Lúpus de Juazeiro, com apoio da Sociedade Baiana de Reumatologia e outras instituições realizaram uma reunião ampliada com objetivos de ampliar as discussões sobre doenças reumáticas na Bahia.

 

O reunião  aconteceu no Centro Arquidiocesano de Pastorais, em Salvador na última quinta-feira (26), e teve como objetivo debater as situações das pessoas com enfermidades reumatologias, dependentes do Sistema Único de Saúde  (SUS).


A programação  apresentou como pauta o Diálogo Sobre Doenças Reumáticas a ser realizado no ano de 2018, mas também foram debatidos assuntos importantes como: o panorama da situação de pessoas com doenças reumatologicas e a importância da articulação da Sociedade Civil junto ao Poder Público para a reversão dessa situação.

 Em entrevista ao VR14 a presidente da AMPED, Adriana Bispo, avalia a programação como  muito produtiva.
"Nossas discussões  foram muito produtivas. Saímos daqui hoje com pelo menos uma notícia boa: a de que estão sendo contratados reumatologistas para o ambulatório da Escola Bahiana de Medicina.  Isso nos traz alguma perspectiva de melhoras futuras. Ainda que muito pequenas, mas que irá beneficiar  muitos pacientes. Nossa principal discussão de hoje foi em torno dedo número insuficiente de reumatologistas no estado, o mercado está aberto para essa área, mas a notícia que temos é que não se encontra médicos especialistas que se interessem em trabalhar pelo SUS ”, concluiu Adriana.


As doenças reumáticas são uma das enfermidades mais frequentes em todo o mundo e precisa de mais atenção do poder público. São doenças agressivas, que incapacitam, levam à cadeira de rodas. 












Da redação do VR14
Jorge Henrique 
Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação