Cooperativas baianas cresceram acima do PIB em 2016

Em 2016, a economia brasileira registrou queda de 3,6%, após já ter encolhido em 3,8% um ano antes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Já o Produto Interno Bruto (PIB), baiano teve uma queda de 4,9% em 2016 ante 2015, de acordo com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Apesar desse cenário negativo, as cooperativas baianas cresceram 7,47% em relação à 2015, representando um patrimônio total na casa dos 3,4 bilhões de reais.

Esses dados positivos do cooperativismo baiano apontam que, apesar da recessão econômica do país, as cooperativas, no ano passado, tiveram bom desempenho, garantindo aos seus cooperados a divisão das sobras, já que nas cooperativas os donos são aqueles que a elas se associam de forma livre e voluntária e usufruem de seus resultados.

Vale ressaltar ainda que dos ativos totais de 2016 das cooperativas baianas, a participação do ramo crédito representa 44% do total, demonstrando a importância do setor para o desenvolvimento do cooperativismo baiano. Hoje, dia que é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, esses dados se somam a outros [veja aqui], confirmando que o cooperativismo de crédito vem crescendo no Brasil e no mundo inteiro e uma das maiores vantagens desse sistema são os juros adequados para atendimento de seus associados viabilizando os negócios dos mesmos.

Esses números ganham ainda maior importância para o Sistema Cooperativista Baiano quando se percebe que a expansão das cooperativas pode ser creditada ao esforço de todos que trabalham para isso e acreditam no quanto o cooperativismo pode ajudar a transformar, para melhor, a vida das pessoas.

Fonte: Ascom Sistema OCEB
Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação