III Encontro Territorial de Arte e Cultura Estudantil é realizado em Ipirá

Entre os dias 26 e 27, a cidade de Ipirá recebeu o III Encontro Territorial de Arte e Cultura Estudantil promovido pelo governo do estado através da secretaria de educação.

O encontro que trouxe nos dois dias oficinas, debates e a culminância dos projetos estruturantes que são desenvolvidos nas 27 unidades escolares do território de identidade Bacía do Jacuípe.

Em entrevista ao VR14 a diretora do Núcleo Regional de Educação da Bacía do Jacuípe NRE15, Nívea Maria destacou o quanto o encontro implica no desenvolvimento de várias formas de linguagens.

"Encontros como esse implicam no desenvolvimento de diversas linguagens como fotografia, música, teatro, dança, cinema , e através das linguagens dos projetos estruturantes que as escolas desenvolvem no dia-a-dia, nós fizemos nesses dois dias as oficinas preparatórias e as belíssimas apresentações que foram bastante intensas e dificultaram a vida dos jurados.E a ideia é fazer com que os estudantes não fiquem presos apenas na caixinha das disciplinas, e o espaço da arte e da cultura da vasão a criação, da vasão a possibilidades do estudante viver e também ter discernimento para interferir na realidade do mundo".

E os jovens participantes do encontro fazem coro ao que diz a professora Nívea Maria, o jovem Danilo Carvalho em entrevista concedida ao VR14 logo após a sua apresentação no TAL (Tempo de Arte Literária) classificou o evento como uma importante ação de formação de senso crítico para os jovens.

"O jovem hoje em dia se rende a muitas informações e pra você dividir aquilo que você pensa do que querem que você pense se torna muito difícil se você não tem senso crítico e arte ela demonstra isso ela desperta o senso crítico no jovem".



O Centro Cultural Elofilo Marques foi o palco das apresentações artísticas que viveu nestes dois dias um momento de celebração e desbravamento de novos conhecimentos motivados pelo lado criativo de jovens que levaram coreografias, poemas, apresentações teatrais, canções, pinturas, videos em um ambiente de saberes e exercício da diversidade.

Veja a matéria em vídeo veiculada na TVE






























































































































































































Da redação do VR14:
Juleilson Carneiro, Elielson Reis e Dell Brandão
Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação