Prefeitura de Pintadas conclui seu Plano Municipal de Saneamento Básico




 A Prefeitura Municipal de Pintadas, juntamente com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e SMC CONSULTORIA (empresa responsável pela elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico) apresentou nesta sexta-feira para aos representantes de órgãos públicos e a sociedade civil, o plano de saneamento básico do município e o diagnóstico nos seus 4 eixos, água, resíduos sólidos, drenagem urbana e esgotamento sanitário.

 O plano tem como objetivo principal, a universalização da água potável e atender as quatro vertentes do Saneamento Básico,  identificando os problemas do setor, diagnosticar demandas de expansão e melhorias dos quatro serviços do saneamento básico (abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais e resíduos sólidos), estudar alternativas de soluções, bem como estabelecer e equacionar objetivos, metas e investimentos necessários, com vista a universalizar o acesso da população aos serviços de saneamento, sendo de suma importância medidas para adequação do município para os próximos 20 anos.

 Para o prefeito Batista essa é uma conquista muito importante que Pintadas adquiriu nesses poucos meses de governo.


 “O Plano mostra que a Gestão, "Um Novo Tempo", vem honrando o compromisso em enfrentar os problemas, logo na primeira semana de meu governo eu já corri atrás para que este plano fosse concluído, é importante ressaltar que sem o apoio da FUNASA e a SMC, não seria possível entregar este plano hoje. Plano este que visa beneficiar a comunidade que convive diariamente com os desafios do saneamento básico, este evento aqui hoje foi um verdadeiro “Raio X” do que o nosso município vem enfrentando nesses últimos anos, firmamos hoje o compromisso de transformar a nossa cidade para melhor nos próximos 20 anos.” Disse o prefeito.

 Durante o evento foi apresentado para a população o diagnóstico do município com análises nas necessidades encontradas, o trabalho de avaliação e elaboração do plano foi de responsabilidade da empresa SMC Consultoria, as avaliações aconteceram durante esses últimos anos.

 No evento a representante Santina Maria Gonçalves, da empresa “SMC” ressaltou a honra de ter entregado um plano que totaliza mais de 1.130 páginas.


 “Avaliamos cada povoado, cada localidade, nossa equipe se empenhou o máximo na elaboração do plano de Pintadas, quando a gente monta um Plano Municipal de Saneamento Básico que tem como duração 20 anos, é preciso muita dedicação e ser muito persistente, nós buscamos em toda essa trajetória na elaboração do plano, sentir as necessidades da população e disponibilizar para o município essas informações, de maneira que possa resolver o problema. Por isso é com muita honra que entregamos este Plano de Saneamento Básico que já soma mais de 1.130 páginas ao município de Pintadas.” Disse a representante da SMC.

 Conforme determina a Lei de Saneamento Básico nº 11.445 de 05 de janeiro de 2007, que defini para todos os municípios realizar o seu plano, por ser um instrumento indispensável para Política Pública de Saneamento Básico e obrigatório para a contratação ou concessão dos serviços. Pintadas é um dos poucos municípios baianos que conseguiram elaborar o seu Plano de Saneamento Básico (PMSB), com esse plano o município terá maiores chances de captar recursos, e por ser obrigatório aqueles municípios que não concluírem seu plano até 2017 não poderá participar de projetos disponibilizados pela União.

 Para o engenheiro de Saúde Pública representante da FUNASA Luiz Antônio Araújo da Silva, o esforço para concluir o plano foi grande, mas agora com este plano o município pode conseguir mais recursos da União.


 “Este plano vem sendo elaborado a cerca de 5 anos, Pintadas na verdade foi sede do laboratório experimental para criação do plano a nível nacional, este momento é muito importante, representa uma grande persistência no governo municipal e de toda a equipe envolvida para que hoje pudéssemos entrega-lo a população, agora facilitará na busca por recursos para o município. O plano garante uma previsão de 20 anos para as necessidades de Saneamento Básico do município, e eu como representante da FUNASA me doei para ver o plano seguir e ser concluído, me comprometo a estar monitorando se realmente o plano está sendo executado.” Disse Luiz.


Confira as fotos do evento:






















































Texto e fotos: ASCOM Prefeitura de Pintadas
Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação