Colégio Zenilda Fernandes realiza evento em Comemoração ao Dia da Consciência Negra


Nesse dia 20 de novembro o Colégio Estadual Zenilda Fernandes realizou o projeto "O despertar para a Consciência Negra" sob a orientação da professora Jaiane Almeida da disciplina Geografia. 


O projeto teve a culminância no dia nacional da Consciência Negra que é celebrado em 20 de novembro, dia que foi atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, importante negro que lutava 
contra a escravidão.

O Projeto incluiu estandes temáticos que tratou sobre o preconceito racial com o tema "Vista minha pele" que mostrou como o preconceito ainda é latente na sociedade e como os negros foram e ainda são vítimas fatais do preconceito.


O de "Empoderamento" que desconstruiu a ideia de que o lugar do negro é na senzala, nos subempregos. Esse estande evidenciou que o lugar do negro é onde ele quiser e que a beleza negra deve ser valorizada pois essa é a nossa origem. O estande " Terreiro de Mãe Minininha e Tabuleiro da Dadá" mostrou as religiões de matrizes africanas focando principalmente o candomblé. 


Esse estande buscou desmistificar o preconceito em torno dessa religião por ser um tema que não é discutido e que também sofre bastante preconceito pela perpetuação de discursos negativos, sendo uma oportunidade de trazer essas informações e evidenciar que é uma religião acolhedora e que o orixá é amor. 


E o estande "Caldeirão Cultural" que trouxe os negros de destaque e suas contribuições no Esporte, Ciência, Política, Música, Dança, Arte e Literatura, possibilitou o conhecimento da importante participação dos negros no desenvolvimento do conhecimento nas diversas áreas.

O projeto contou com a participação especial da cantora Taylla Soares que encantou os visitantes com músicas voltadas para a temática do projeto e finalizou com chave de ouro com a apresentação do grupo de dança The Best Dance, ganhadores do Dance no III Encontro Territorial de Arte e Cultura 
Estudantil da Bacia do Jacuípe em Ipirá, com dança afro contemporânea, que causou uma euforia na plateia.


"O projeto surgiu da necessidade de discutir sobre a história dos negros e de despertar nos alunos o interesse por uma temática extremamente importante, porém, ainda pouco trabalhada nas escolas.

 O objetivo foi sensibilizar os alunos e a comunidade sobre a importância da tolerância e do respeito às diversidades e formar gerações mais humanas. Foi uma forma de incentivar a busca do conhecimento e ao mesmo tempo refletir sobre os desafios enfrentados pelos negros para conquistar um espaço que é seu por direito",

Vejam todas as fotos:














































































a














da redação do VR14: fotos Joyres lima, redação professor Jaiane. 

Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação