Conselheiros do Hospital São Lucas concedem cessão de uso do orgão para prefeitura Capela


Na noite da quinta-feira (09), foi realizada uma Assembleia Extraordinária com representantes do Poder Municipal, da Diretoria do Hospital São Lucas, da Câmara de Vereadores e dos Funcionários do Hospital para apresentação de mais uma proposta da Prefeitura Municipal para resolver o grande empasse do estabelecimento que já dura mais de 10 meses.

Durante mais de 10 meses a Prefeitura Municipal vem discutindo com os representantes legais da Associação uma solução viável para resolver a situação do Hospital São Lucas, hoje a principal queixa da população capelense. 

Durante esse período, a gestão, juntamente com o setor jurídico do município apresentou diversas propostas, mas de acordo com a Prefeitura algumas não foram aceitas pelos responsáveis, outras juridicamente não eram viáveis para ambos. 

Mas, nos últimos dias, a Prefeitura voltou a discutir com os diretores do Hospital e chegaram a um denominador comum, que terá como resultado o bem-estar da população: dá ao município uma cessão de uso do órgão por 05 anos. O que significa que a Prefeitura ficará responsável pela estrutura física, equipamentos, atenderá aos 26 itens apontados pelo Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB), o que ocasionou o seu fechamento, e ainda poderá realizar obras de melhorias na estrutura física, dentre outros pontos apontados na minuta que foi apresentada aos conselheiros.


Para o Presidente da Associação, que conduziu a Assembleia, Márcio Welington, esta é a única saída para um patrimônio tão importante para a população capelense, que hoje está fechado e só se degradando.

‘‘Precisávamos achar uma saída para solucionar esse problema e achamos, infelizmente ou felizmente é a única que temos! É importante a gente desmitificar a ideia que foi a Prefeitura quem fechou o Hospital, quem fechou o São Lucas foram os 26 itens apontados pelo CREMEB, que precisam antes de qualquer intervenção que se faça na estrutura física do imóvel, serem solucionados. Hoje, se a Prefeitura fosse comprar o Hospital, como era proposta inicial, o valor ainda não seria o suficiente para pagar o passivo trabalhista dos funcionários e as dívidas que a Associação contraiu nesses últimos anos. É importante a gente esclarecer que o Hospital não está sendo doado, nem vendido, está sendo dado uma cessão de uso, com a garantia que ele volte a funcionar o mais breve possível para atender a nossa população. Essa é forma mais viável, quanto mais o imóvel fica fechado mais valor ele perde e quem perde mais é a população. Estamos completamente satisfeitos por chegarmos num acordo, e por unanimidade dos Conselheiros presentes conseguimos dá este importante passo. Agradeço em nome da Associação aos meus colegas conselheiros, por entenderem a dimensão e a urgência deste acordo para o povo de Capela’’, disse o presidente.

O Secretário Municipal de Administração e Planejamento, Eduardo Soares, que participou da Assembleia reforçou o compromisso da gestão em reabrir o São Lucas.
" Estamos nesta luta pela reabertura do Hospital há meses, nosso desejo não é abrir por ego da administração, mas sim pelo povo. Por isso, essa batalha que chegou ao fim hoje não é só uma vitória do Conselho e da Prefeitura, mas principalmente do povo, que lutou com a gente pela permanência de um bem tão importante para o nosso município. O Hospital São Lucas é mais que um imóvel, faz parte da história de Capela e nossa responsabilidade enquanto gestores é preserva-lo e buscarmos investimentos, para que nossa população tenha sempre os melhores serviços ofertados lá. Após fazermos todos os tramites, nosso próximo passo é de fato colocar o Hospital para funcionar, esperamos que o mais breve possível, pois nossa população e nós clamamos por isso, disse Eduardo Soares.

O Prefeito Dr. Nei, que não pôde comparecer a reunião por choque de agendas, externou a sua alegria.

‘’ Nossa comemoração maior será quando de fato reabrirmos aquele Hospital. Como sempre falo, essa questão nunca foi uma questão política, o São Lucas contribuiu com minha formação profissional e humana, reabri-lo é uma obrigação enquanto cidadão capelense que me considero e uma questão social. Agradeço a todos os envolvidos pela sabedoria de enxergar que a população de Capela merece mais, e que essa luta que traçamos juntos sempre foi pelo bem-estar e por uma saúde de mais qualidade para o povo de Capela. Agora é arregaçar as mangas e mãos a massa’’, disse animado o prefeito.

















Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação