Empreendimentos da Bacia do Jacuípe expõem seus produtos na FEBAFES, em Salvador


Diversos empreendimentos do Território de Identidade Bacia do Jacuípe estão expondo seus produtos desde o dia 25 de novembro até 3 de dezembro no Bahia Rural Contemporânea – VIII Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária (FEBAFES), evento que acontece em paralelo à 30ª edição da Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), na capital baiana.



 A feira é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)
e acontece em uma área de aproximadamente 11 mil metros quadrados, conta com a participação de 270 expositores, entre cooperativas, associações e organizações sociais que trazem mais de 1.500 produtos.


 A abertura oficial  foi no domingo (26), com a visita da comitiva que contou com a presença do vice-governador e secretário da Secretaria de Planejamento (Seplan), João Leão e dos secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues e da Agricultura (Seagri), Vitor Bonfim,  Iara Andrade, presidente da
UNICAFES-BA e dos gestores das unidades da SDR.

Quem visita o evento tem a possibilidade de conhecer a diversidade dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, em uma vila do interior baiano, distribuída em Armazéns da Agricultura Familiar, instalada no Pavilhão de Feiras do Parque de Exposições de Salvador.


 Dentre os produtos exposto estão as polpas de frutas produzidas pela Cooperativa Ser do Sertão da cidade de Pintadas.


Uma grande diversidade de produtos derivados do licurí como azeite, licor e o sorvete feito da fruta pela COOPES do município de Capim Grosso.


 Já a FRIGBAHIA que tem sua  sede em Pintadas trouxe a carne de caprinos e ovinos além de produtos como a linguiça de cordeiro que podem ser preparados na hora na praça de alimentação da feira.


 A moda também teve seu espaço com a loja de bolças e acessórios de couro Voudi, os quais são confeccionados no município de Ipirá.  


O primeiro dia da FEBAFES também contou com música, poesia e reflexões sobre o papel e o valor das mulheres rurais na agricultura familiar no II Encontro de Mulheres intitulado “Ater e a construção da autonomia das mulheres rurais”.


Mais de 200 mulheres rurais dos 27 territórios de identidade do estado estão reunidas até esta segunda-feira (27) para debater o papel da assistência técnica e extensão rural (ATER) no reconhecimento do trabalho realizado por elas. A programação consta de palestras, rodas de conversas com especialista, intercâmbio de experiência sobre comercialização, organização e ATER Mulheres. 


 Vejas as fotos:



















Da redação do VR14
Jorge Henrique


Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação