Agricultores e técnicos agrícolas de Pintadas, Capela e Ipirá participam de intercambio no Rio de Janeiro



Um grupo de agricultores, técnicos e técnicas agrícolas dos municípios da Bacia do Jacuípe e entorno participaram do  dia 28 de novembro a 2 de dezembro, de um intercâmbio e treinamento de novas técnicas de manejo com solo e com plantas no Instituto Sinal do Vale, no Rio de Janeiro.


 O grupo foi formado pela equipe técnica do Adapta Sertão, produtores rurais atendidos pelo projeto e  dirigentes de cooperativas dos municípios de Itaberaba, Ipirá, Pintadas, Baixa Grande, São José do Jacuípe, Capim Grosso e Capela do Ato Alegre.



De acordo com Thais Corral, coordenadora geral tanto do Sinal do Vale quanto do Adapta Sertão o intercâmbio mostrou a semelhança entre as duas iniciativas.  
 

“Reunimos no Sinal do Vale duas iniciativas que tem como foco a regeneração da Caatinga e da Mata Atlântica.  No Sinal do Vale a gente faz essa regeneração produzindo a partir dos recursos que a gente tem disponíveis, aqui que é uma área de muita vegetação e muita chuva, mas também uma área montanhosa que dificulta alguns cultivos, já o Adapta Sertão é uma iniciativa de adaptação a mudança climática que também foca na produção de alimentos, na segurança alimentar e na resiliência  climática”, disse Thais.
 
Os ensinamentos foram passados pelo biólogo e especialista em permacultura Jorge Nava, indo desde a construção de uma caixa d’água com baixo custo a base de ferro e cimento, ao manejo de composto orgânico, biofertilizante, técnicas de reflorestamento em curva de nível e de aproveitamento de alimentos na cozinha. Conhecimentos que segundo a técnica da cooperativa Ser do Sertão Leidiane serão levados na bagagem para toda vida.


“Para mim foi uma experiência única, porque a gente como técnico já tem as bases de algumas coisas, mas nessa semana a gente pôde ver que pode usar esses conhecimentos de vários formas e vou levar comigo essa grande experiência”, afirmou Leidiane.
Veja as fotos:


















































Da redação do VR14
Jorge Henrique

Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação