Professores e gestores escolares da Bacia do Jacuípe discutem Novas Arquiteturas Curriculares para o Ensino Médio

Aconteceu na quinta-feira (7), na Coordenadoria Municipal de Educação de Ipirá, o Seminário Territorial Ensino Médio em Debate - Novas Arquiteturas Curriculares para o Ensino Médio. 

Os Seminários estão sendo realizados nos 27 Territórios de Identidade e têm como objetivo ampliar o debate e a escuta com a comunidade educacional baiana, sobre a Reforma do Ensino Médio, buscando elementos constitutivos para a elaboração das novas arquiteturas curriculares, assegurando o respeito às especificidades e singularidades dos Territórios de Identidade do Estado da Bahia e dando continuidade às discussões sobre os cenários da política educacional do Ensino Médio de modo territorializado.

 Mediado pelo Professor Adílio Soares, Coordenador da CODEB, pela Professora Débora Cavalcante, Diretoria de Ensino Médio da SEC e pela Diretora do NTE 15, Profª Nívea Maria, o evento contou com a participação de Gestores, Professores, Pais e Mães, Estudantes e Servidores.

As mesas temáticas discutiram o Ensino Médio que queremos, o Ensino Médio que temos e o que nos aponta a Reforma do Ensino Médio.

Na mesa constituída pelo líder de classe, Felipe Rodrigues do CE Berilo Vilas Boas, de São José do Jacuípe, Danilo, Presidente do Grêmio Estudantil do CE Maria Evangelina Lima Santos, de Ipirá e por Mônica dos Santos, mãe de aluno da mesma Unidade Escolar, as discussões foram em torno dos desafios e dificuldades na relação professor-aluno e da necessidade de participação dos estudantes para dar significado ao currículo.
Para Danilo, “a juventude se conforma com muito pouco. O estudante precisa se fazer presente na escola e para além dela”.

Mônica deu um relato emocionado de como seu filho, egresso de Escola Privada, foi bem acolhido na Escola Pública.
“Um espaço com muita mistura de classes sociais, com muita diversidade e tolerância. Meu filho fortaleceu a auto-estima”.

A segunda mesa “O Ensino Médio que temos”, foi formada pelo Coordenador da CODEB, Prof. Adílio Soares e pelos gestores escolares Maria Nilza, do CE Normal de Pintadas e Jucemar da Costa, carinhosamente conhecido como Prof. Dedel, do CE Maria Dagmar de Miranda, em Riachão do Jacuípe. A fala do Professor Adílio concentrou-se na reflexão sobre o trabalho pedagógico no Território, tanto no âmbito do acompanhamento do NTE, quanto dos resultados apresentados pelas Unidades Escolares. A Profª Nilza destacou a importância das parcerias para o funcionamento da Escola e a valorização do que é regional, fortalecendo os espaços de pertencimento. Prof. Dedel destacou as dificuldades no tocante a recursos materiais, financeiros e humanos, que são proporcionais aos esforços de toda a Equipe Escolar para a superação dos problemas. A mesa também contou com a participação de uma representante do Conselho Municipal de Educação, Cristiane.

Por fim, a mesa “O que nos aponta a Reforma do Ensino Médio”, foi composta pelo Prof. Dr.  Marcone Denys dos Reis Nunes, professor do CE de Quixabeira e da UNEB/Campus IV – Jacobina. Em sua fala, partindo da análise das bases curriculares do Ensino Médio e das finalidades desta etapa da Educação Básica, o professor destaca o momento incerto em que vivemos, com a iminência da perda da autonomia das Escolas para a definição dos percursos curriculares, impostos por decreto, fragilizando a participação democrática.

A Prof. Ms. Tatiane Santos Araújo, do CE Monsenhor Alcides Cardoso, de Ipirá, fez uma reflexão a partir das impressões sobre o teor da Reforma, que traz uma falsa ideia de escolha, já que desconsidera as especificidades locais, como a existência de uma única Escola de Ensino Médio em muitos municípios brasileiros, fato que se aplica a praticamente 70% dos municípios do nosso Território.

Ao final do Seminário, os alunos do Colégio Estadual Normal de Pintadas fizeram a apresentação de uma peça, intitulada “Maria, vai com as outras”, que discute as questões gênero.
O momento foi de muito debate, troca de idéias e construção do conhecimento. O encaminhamento geral foi que os Seminários aconteçam ao longo de 2018, nos 15 municípios do Território, ampliando as discussões e a participação de todos.





























  



































 














































































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