Fatimenses participam de tradicional Lavagem do Bomfim em Salvador


Na quinta feira, (11) na cidade de Salvador aconteceu a tradicional lavagem do Bomfim, festa secular que a 264 anos mobiliza milhares de fiéis, simpatizantes e turistas.
Um grupo de pessoas da cidade de Nova Fátima cidade localizada no semiárido da Bahia participou do percurso de oito quilômetros de cortejo que foi do Elevador Lacerda até Bairro do Bonfim em Salvador.



A caminhada começou na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia e foi até a Colina Sagrada, que tiveram as escadarias lavadas por baianas durante as homenagens, a festa ocorreu três dias antes do dia oficial do Nosso Senhor do Bonfim, que todo ano é celebrado no segundo domingo após o dia 6 de janeiro, data em que a igreja católica celebra a Festa de Reis.

Informações da Secretaria de Turismo apontam que a tradição da lavagem começou com os escravos, quando eles preparavam o templo religiosos para o domingo festivo. Mulheres vestidas com trajes brancos e de torços na cabeça colhiam água em uma fonte do bairro do Bonfim, que era levada à Colina Sagrada em lombo de burro. Durante o trabalho, cantava-se e dançava-se.


Neste ano, a programação em homenagem ao Senhor do Bonfim, considerado o padroeiro de coração dos baianos, foi aberta no dia 4 de janeiro, com o início do novenário (que é interrompido no dia a lavagem), e segue até domingo, quando se celebra o Senhor do Bonfim.



Para 2018, o tema escolhido para a festa foi "Origem, identidade e missão do amado Jesus, Senhor do Bonfim". O lema é "Quem dizes os homens ser o Filho do Homem (Mt 16,13)". A novidade para os participantes foi que houve um andor de madeira para amarração de fitinhas com pedidos na Colina Sagrada, no Bonfim.

Fonte:
Goby Rios

Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação