Durante dois meses Agricultores de Pintadas receberam capacitações para manejo de bovinos em sua propriedade

A última etapa do curso foi encerrado no último sábado, uma iniciativa que tem a parceria entre a secretaria de agricultura e a UNIVASF (Universidade Federal do Vale De São Francisco), o curso foi ministrado pelo Professor e veterinário Luiz Mauricio Cavalcante Salviano, e ainda contou com a participação de alunos do curso de veterinário da universidade ajudando assim no compartilhamento de conhecimentos.
Ao todos foram realizadas 3 etapas durante todo o curso, sendo elas respectivamente nutrição em bovinos de leite, bem estar animal, inseminação artificial, genética gado, leite e sanidade animal.
Dentro dos fatores para aplicação do curso tem a implantação do programa de inseminação artificial em bovino leiteiro, que está presente no PPA (Plano Plurianual) do município, e irá possibilitar aos produtores o melhoramento genético do rebanho, assegurando maior produtividade através do programa AgroPintadas.
Para Jaime Gonçalves, produtor rural e comerciante o curso foi uma experiência grandiosa que ajudará muito na sua propriedade.
" Foi muito bom, a gente conheceu muita coisa que não sabíamos, que no nosso meio é muito proveitoso, como por exemplo o bem estar do animal, a vaca é um animal extremamente sensível e necessita de todos os cuidados adequado para poder tem um boa produtividade de leite, além disso, tiveram diversos conhecimentos técnico que ajudará muito daqui para frente."

O curso é uma iniciativa do governo municipal com objetivo de ampliar o acesso à informação e qualificação dos produtores rurais para adaptação ao semiárido, ajudando no fortalecimento da produção e geração de renda para produtores, para o diretor de Agricultura Florisvaldo Guimarães todos está satisfeito com esse novos conhecimentos.  

" Este curso foi uma importância muito grande para os agricultores que participaram, ele viram que não depende de só ter um animal de uma raça boa para se ter uma boa produção, tudo depende da alimentação, o bem estar, e a higienização dessa ordenha, a equipe da universidade nos passaram conhecimento de forma bem didática estamos todos satisfeito" disse diretor de agricultura".
Para Chaeni Polli, uma das estudantes que participou das atividades a experiência é uma troca de conhecimentos fundamental tanto para eles, quanto para os produtores.
" É muito importante para a gente sai a campo e ver a realidade da vida do produtor, e tudo isso se torna uma troca de experiência, a gente trás o nosso conhecimento adquirido na Univasf e o produtor a experiência adquirido no campo, uma dessa conhecimento que passamos para o produtor foi o teste de CMT que ajudar a identificar o mastite que é muito importante para o produtor poder identificar e reduzir os índice na propriedade" disse Chaeni Polli.

Confira as fotos:

















Fonte ASCOM
Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação