Prefeito de Capela fala sobre a situação fiscal da Prefeitura e Vereadores aprovam por unanimidade reajuste salarial para servidores municipais


O Povoado de Ipiraí  recebeu nesta quinta-feira (05), a primeira Sessão Ordinária do Projeto Câmara Itinerante. A iniciativa é do Presidente da Casa, o Vereador Marcelo de Ipiraí, segundo ele o objetivo é proporcionar maior participação popular nas sessões da casa, além da interiorização do Poder Legislativo, de suas atividades e interação com a comunidade.

Com Plenário lotado, o Presidente deu início a Sessão abrindo espaço para os presentes se manifestarem, na sequência convidou o Presidente da Associação Comunitária de Ipiraí, Márcio Welington, que externou a alegria da Comunidade em receber o projeto. ‘’ Em nome da Comunidade quero agradecer a iniciativa. Sei que o presidente sonhava com esse momento desde 2005 e hoje está se concretizando graças a Deus e a todos os demais vereadores que votaram unanimemente. Quero agradecer ao Prefeito Dr. Nei por mais uma vez ter nos atendido e ter resposto as lâmpadas no nosso Povoado. Sabemos do seu compromisso e que tem feito milagres com os poucos recursos destinados a Prefeitura, disse Márcio.


Na sequência os vereadores da oposição, Ticha, Nei da Capelinha e Jamily fizeram uso da tribuna e cobraram do executivo algumas demandas que segundo o prefeito já estão sendo solucionadas.

O Prefeito Dr. Nei que estava presente  respondeu e explicou aos parlamentares da oposição e aos presentes a situação fiscal que vive hoje o município de Capela e as medidas que o executivo vem tomando para conseguir manter os salários em dia e investir na cidade. ‘’ Acho pertinente as cobranças dos vereadores, porém para que elas sejam efetuadas precisamos promover a liquidar débitos e organizar as contas municipais, para isso, as medidas estão sendo tomadas. A vereadora falou aqui do contrato do carro do gabinete, quero deixar claro mais uma vez que todo processo foi realizado dentro da Lei e seguiu o princípio do menor preço. Foi apresentado várias empresas e venceu quem ofertou o menor preço dentro do carro que a Prefeitura estava procurando.’’. O Prefeito ainda falou que os contratos citados pela vereadora tiveram supressão de 25%. ‘’ Todos os contratos estão sendo revisados, o citado pela vereadora mesmo teve supressão de 25%. As empresas que por acaso venham não aceitar, iremos abrir um novo processo licitatório’’, disse.


Uma das matérias que seriam votadas na noite desta quinta era sobre o reajuste salarial dos servidores públicos municipais pelo índice de revisão geral anual de 2,50%. A categoria exige 6,81%. Com alguns professores presentes, o Prefeito Dr. Nei explicou: Os servidores estão certos, é justo, agora o que não posso é prover um pagamento que o município não pode pagar. Precisamos ter responsabilidade para ver que o município é bem maior que uma campanha salarial de servidores. Infelizmente tivemos que colocar o projeto de congelamento de progressões de carreiras, foi necessário, mas essa é a nossa realidade atual. Tive responsabilidade financeira e administrativa. Posso sair como o pior prefeito da história de Capela para os servidores, mas o futuro irá dizer da correção, responsabilidade, legitimidade e coragem que estou tendo em tomar essas medidas que são necessárias e que só os meus sucessores e os próprios servidores colherão os frutos’’, disse o Prefeito.

Após as falas foi votado por unanimidade o Projeto de Lei nº681 de 14 de março de 2018 encaminhado pelo Executivo Municipal, que prevê o reajuste salarial dos servidores municipais pelo índice de revisão geral anual de 2,50%. A Lei apresentada pelos legislativos ainda dispõe que os vencimentos básicos, gratificações e vantagens fixados em lei sejam com efeito retroativo a 1º de março do referido ano. Além do projeto de reajuste salarial, ainda foram votados o Projeto de Lei 684 que cria Fundo Municipal de Educação e o 681 de reajuste salarial dos servidores da Câmara Municipal, ambos também votados por unanimidade. 

Fonte ASCOM Câmara Municipal de Vereadores de Capela 
Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação