Sistema OCEB promove evento de lançamento do Dia C 2018 em Salvador




O lançamento do ciclo 2018 do Dia de Cooperar – Dia C tem acontecido por todo o país e na Bahia ocorreu em Salvador, na última sexta-feira, dia 06. O Dia C é um Programa forte, consolidado e representa o compromisso das cooperativas brasileiras na realização de ações voluntárias em diversas áreas (educação, cultura, saúde, responsabilidade socioambiental, esporte e lazer) que buscam um mundo mais justo e melhor. O mote “Atitudes simples movem o mundo” continua em 2018 para dar ainda mais força a essa causa. 

A mensagem sobre o compromisso do cooperativismo pela defesa da vida e em prol da qualidade de vida das pessoas foi trazida pelo presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, na sua fala de boas-vindas. Ele relembrou para um público de 73 participantes de 45 cooperativas baianas o sucesso da “Campanha Coopere com a Vida – Seja doador de órgãos e avise a sua família”, tema escolhido pelo Sistema OCEB para celebrar o Dia C de 2017. A grande adesão à Campanha pelas cooperativas do estado e a criatividade ao realizar ações que tiveram como objetivo sensibilizar a população baiana sobre a importância da doação de órgãos foi um dos pontos relevantes da iniciativa, que irá continuar esse ano. 

O diferencial do evento, promovido Sistema Cooperativista Baiano, foi a promoção de uma capacitação voltada para a elaboração de projetos sociais. Para isso, o SESCOOP/BA reuniu funcionários, cooperados e gestores de cooperativas baianas para apresentar os detalhes do ciclo desse ano, a partir da exposição de Vanessa Pacheco, analista de Promoção Social do SESCOOP, e proporcionar uma oficina voltada para criação de projetos, que foi realizada pela instrutora Luciana Castro.

Vanessa ressaltou que o “Dia C está em nosso DNA, está nos nossos princípios e valores”. Ela apresentou os dados mais atualizados dos resultados do Dia C em âmbito nacional, disponível no site oficial do programa (http://diac.somoscooperativismo.coop.br), e destacou a repercussão do programa internacionalmente e a importante participação das cooperativas baianas nessa grande corrente do bem. Vale lembrar que o Dia C, desde 2016, passou a colaborar com a agenda da ONU por um mundo melhor: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Para que iniciativas pontuais virem projetos estruturados de transformação social, uma das metas do Dia C, entender o que são projetos sociais e como elaborá-los é fundamental. A formação realizada alcançou esse objetivo, pois a instrutora apresentou conceitos sobre o assunto e conduziu uma oficina prática de elaboração de projetos voltados para o Dia C. O participante Murillo Oliveira, representante da cooperativa Unibrasil Saúde, destacou o quanto a capacitação foi exemplificativa e direcionada para a necessidade das cooperativas. “Realizamos o Dia C, em 2017, e vamos fazer esse ano. Quando formos escrever o projeto desse ano ele será mais diferenciado, pois vai ter uma criticidade maior sobre como fazer para levar um projeto que seja mais eficiente e eficaz para o que as pessoas precisam e do que a Unibrasil pode proporcionar a elas”, disse. 


A troca de conhecimentos por meio da partilha de experiências das cooperativas foi um dos aspectos positivos do evento, segundo a analista da Cooperfarms, Franciele Magni: “Saímos daqui com outras ideias por causa dessa interação entre as pessoas. São ideias que a gente leva para as cooperativas”. Já o sr. Gerson Ferreira, diretor operacional do Sicoob Costa de Descobrimento, observou o quanto todos estavam interessados e empenhados em adquirir os conhecimentos ministrados, o que foi muito perceptível durante a etapa da oficina.

Além do evento, os funcionários da OCEB e do SESCOOP/BA vestiram a camisa do Dia C e demonstraram o seu apoio ao programa. O Dia C tem esse potencial de engajar pessoas, conectar redes de parcerias e disseminar os princípios cooperativistas e o Sistema Cooperativista Baiano tem utilizado desse potencial para desenvolver ações que impactem diretamente a vida de muitas pessoas. 

REVISTA DE PROMOÇÃO SOCIAL 
Pelo segundo ano consecutivo, o Sistema OCEB reúne em uma publicação as iniciativas do Dia C das cooperativas baianas. Clique aqui e confira as ações na Revista de Promoção Social 2017, que envolveu a participação de 34 cooperativas que realizaram 55 iniciativas em 54 municípios, com a participação de 3.053 voluntários que beneficiou 14.220 pessoas

INSCRIÇÃO
As inscrições para o Dia de Cooperar 2018 já podem ser feitas. As cooperativas já podem inscrever suas iniciativas, individualmente ou em conjunto. Basta preencher o cadastro online no site: diac.somoscooperativismo.coop.br.

POR ASCOM SESCOOP/BA
Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação