Cergio Tecchio, presidente da OCEB, é consagrado cidadão baiano


Com o plenário lotado de familiares, amigos e lideranças do movimento cooperativista, o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB), Cergio Tecchio, foi consagrado cidadão baiano nesta sexta-feira (11), na A
ssembleia Legislativa. A honraria foi entregue pela deputada estadual Neusa Lula Cadore (PT), que exaltou a trajetória do conterrâneo de Santana Catarina, hoje referência nacional do cooperativismo.  
 
Neusa destacou a parceria de mais de 20 anos com o homenageado, desde quando foi prefeita de Pintadas, entre 1997 e 2004, e como deputada, na defesa da pauta cooperativista. Ela ressaltou ainda a participação na Cergio na construção da Lei Estadual do Cooperativismo e sua imensa dedicação à atividade sindical, à formação de cooperativas e ao desenvolvimento deste modelo de organização socioprodutiva que contribui para o desenvolvimento econômico e social. “É um militante da causa e um grande defensor dessa bandeira, dando sua contribuição para tornar o cooperativismo um segmento respeitado e valorizado”, afirmou.
 
Catarinense radicado na Bahia desde 1995, Cergio Tecchio se tornou uma das referências do cooperativismo no Brasil, segmento que ajudou a organizar, dar visibilidade e consolidar. É titular do Cecoop (Conselho Estadual do Cooperativismo) desde 2010 e preside a OCEB há oito anos, entidade que agrega 206 cooperativas no estado.

As lideranças presentes fizeram questão de comparar o antes e o depois do cooperativismo baiano com a chegada de Cergio. A presidente da Cooperativa de Crédito SICOOB COOPERE, Vandalva Oliveira, ressaltou as qualidades do líder e sua contribuição para o profissionalismo e gestão eficiente das organizações. Também fez questão de o “cooperativismo humano” desenvolvido por ele. As virtudes profissionais do homenageado e sua capacidade de motivar, liderar e construir coletivamente também foram realçadas por Jussiara Lessa, Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do (SESCOOP/BA) Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia, e unanimidade entre os demais participantes da mesa.

Bastante emocionado, Cergio fez memória a sua chegada à Bahia, em 1995, e falou que o seu sonho era implantar o cooperativismo nos 417 municípios do estado. Ele explicou que então foram selecionados 50 municípios prioritários para visitar, incentivar e fazer planejamento estratégico, hoje pode ver muitos frutos daquele trabalho. “Fazer o cooperativismo planejado, fazer o cooperativismo de resultado, um cooperativismo de gente, que mexe com quem quer trabalhar, quer ser honesto e ético, quem quer um mundo melhor. Isso é fazer cooperativismo”, definiu.

Participaram da solenidade a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Luiza Maia; o presidente da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e do SESCOOP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e da (CNCOOP) Confederação Nacional das Cooperativas, Márcio Lopes de Freitas; o presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários do Grupo Walmart – SICOOB COOPERBOM, Alexandre Teixeira de Cerqueira; o presidente da Cooperativa Nacional de Transporte Corporativo – COOMAP e membro do Conselho Diretor da OCEB,  Jair Romualdo de Oliveira; o Conselheiro Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA, Renato Altino Paiva Neto, a presidente da Cooperativa Ser do Sertão, Nereide Segala Coelho; além de outras lideranças de cooperativas de várias regiões do estado.

 

Ascom Neusa Cadore

Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação