Joaquim Barbosa desiste de ser candidato à presidência da república



O ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa anunciou, na manhã desta terça-feira (8), que não pretende ser candidato à presidência da República nas eleições de outubro. O ex-magistrado publicou a informação em seu perfil oficial no Twitter.

“Está decidido. Após várias semanas de muita reflexão, finalmente cheguei a uma conclusão. Não pretendo ser candidato a Presidente da República. Decisão estritamente pessoal”, dizia o post. A decisão ocorre um mês após o ex-ministro do STF filiar-se ao PSB, no limite do prazo para poder disputar as eleições.

Na mais recente pesquisa Datafolha, realizada entre 11 e 13 de abril, Barbosa tinha de 8% a 10% das intenções de voto, dependendo do cenário avaliado. Com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fora do pleito, ele ocupava a terceira posição, atrás apenas do deputado Jair Bolsonaro (PSL) e da ex-senadora Marina Silva (Rede Sustentabilidade).

Desde o início, Barbosa indicava que questões pessoais poderiam ser obstáculos à formalização da candidatura. Além disso, o ex-ministro também enfrentava resistência de lideranças regionais dentro do partido. De olho no quadro eleitoral, governadores do PSB preferiam ter maior liberdade para costurar suas próprias alianças nos estados. Por outro lado, o ex-magistrado contava com amplo apoio na bancada socialista da Câmara.

Fonte: Infomonwy

Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação