Aos 109 anos idoso cultiva Aipim gigante na cidade de Quixabeira

 


Na tarde desta quinta-feira (04), um fato inusitado aconteceu na cidade de Quixabeira, localizada, no centro-norte baiano, há 290 km de Salvador.


Em companhia de um neto e de um vizinho, o aposentado Irineu Lopes da Silvia, aos 109 anos de idade, colheu uma mandioca(aipim), gigante no quintal de sua residência.


O neto Edilson Lopes, contou que na tarde de hoje,  ao fazer uma visita de rotina na residência do avô, foi convidado por ele para ir no quintal colher umas raízes de aipim.




Na colheita, e com toda a disposição que sempre lhe foi peculiar, Seu Irineu começou a cavar o buraco ao redor da raiz, e logo por sua experiência, percebeu que se tratava de uma raiz anormal.


A partir de então, com muito cuidado ele foi cavando aos poucos, e com ajuda do neto e o vizinho, conseguiram colher a raiz gigante do aipim, que mediu 2,20m – dois metros e vinte centímetros – de comprimento.


Segundo o neto, é comum Seu Irineu cultivar aipim, feijão e milho numa área que fica no quintal da casa.  “Sempre quando realiza alguma colheita, ele faz questão de dividir com os vizinhos, e caso específico de aipim, pede as filhas para fazer um bolo”. Disse Edilson.


Seu Irineu ficou conhecido nacionalmente em uma matéria que foi transmitida pela Rede Redord de Televisão, quando na ocasião o programa Domingo Espetacular em 2016 contou a história de vida do centenário que todos os anos comemorava seu aniversário subindo na caixa de abastecimento de água da cidade, que tem aproximadamente 15 metros de altura.


De lá pra cá, já se foram mais 9 anos e o idoso ainda continua com muito bom humor e vitalidade, realizando tarefas inalcançável para pessoas com idades bem inferior à dele.


Fonte Blog do Ril de Beto

Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação