Projeto Samba da Praça de Ipirá encerra o ano em grande estilo


O Projeto Samba da Praça é Nosso do grupo de samba Amigos Para Sempre de Ipirá estará realizando nesta sexta-feira (30), o Samba da Virada, encerrando o ano em grande estilo.
 Depois da realização do 4ª aniversário do grupo e do Samba de Natal, a roda de samba promete abrir as festanças de final de ano em grande estilo, hoje a partir das 19h na Praça Roberto Cintra.
Origem do Samba
O Samba de Roda baiano é uma expressão musical, coreográfica, poética e festiva das mais importantes e significativas da cultura brasileira. Presente em todo o estado da Bahia, ele é especialmente forte e mais conhecido na região do Recôncavo, a faixa de terra que se estende em torno da Baía de Todos os Santos. Seus primeiros registros, já com esse nome e com muitas das características que ainda hoje o identificam, datam dos anos 1860.
Num ambiente rural ou semiurbano, o samba de roda, conhecido como samba amarrado, samba de viola ou samba chula acontece(u) em ambientes familiares, porque a ocasião é a reza e festa para um santo de devoção, como no caso de Santo Antônio, São Roque e São Cosme e Damião. No contexto familiar, as mulheres são sutilmente paqueradas pelos homens músicos, por meio dos toques, cantos e ornamentações caprichadas na viola, incentivado pelo grito dos presentes: “chora viola!”.
Fonte: Caboronga Noticias
Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação