Galinha Caipira é tema em debate na cidade de Pintadas



Na última sexta feira, dia 24 de março, cerca de 60 (sessenta) produtores do município de Pintadas estiveram reunidos no Salão Paroquial, para debater a produção de galinha caipira.

Na oportunidade o ex-vereador Jucelino Cerqueira e o Coordenador de Agroindústrias da CAR/SDR, Wanderley Silva Gomes, articularam o evento e contaram ainda com a colaboração de Especialistas em Avicultura do Governo do Estado que enriqueceram o debate.

João Paulo especialista em avicultura da SDR/CAR
 Na abertura Jucelino fez os agradecimentos aos produtores presentes e segundo ele o número superou a expectativa.

Jucelino Cerqueira ex-vereador 
"Na verdade esse tema nos interessa muito e através do apoio que estamos recebendo de Wanderley que hoje ocupa um cargo importante no Governo do Estado, resolvemos convidar cerca de trinta produtores, porém um foi informando ao outro e ao chegar aqui ficamos surpresos e ao mesmo tempo felizes com o envolvimento das pessoas". Afirma Jucelino.

Para Wanderley, que é filho de Pintadas, a galinha caipira surge como nova alternativa de emprego e renda no município.

Wanderley Coord. de Agroindústrias da CAR
"Nosso entendimento com esse tipo de atividade é de demonstrar apoio aos produtores no sentido de contribuir na organização da produção da avicultura e potencializar a galinha caipira como nova opção de negócio e renda extra para as famílias de Pintada e região". Disse Wanderley.

 
Esse processo de discussão em torno da cadeia produtiva da avicultura em Pintadas deverá continuar com o objetivo de planejar melhor a produção junto aos produtores, que consideram essa atividade complementar a renda mas que pode ir além como afirma o produtor Agnaldo.

"Eu comecei com uma criação de terreiro, depois fui buscando sozinho entender mais sobre a criação de galinha caipira e hoje estou com a meta de chegar a 400 (quatrocentas) matrizes sendo possível aumentar se a gente se organizar como explicado aqui hoje e tornar essa atividade como principal renda familiar". Completou Agnaldo.

De acordo com Adelson do Sindicato essa iniciativa merece atenção e pode crescer muito na região se os produtores se dedicarem já que terão apoio do Governo do Estado da Bahia que vem incentivando a agricultura familiar no território, através das Entidades, Cooperativas, Associações e Consórcio Público. Milton Ramos, presidente do Sicoob também destacou a inciativa como importante ferramenta de desenvolvimento econômico e social.

Participantes do encontro
 Outro fator que chamou a atenção de forma positiva foi o grande número de mulheres que participaram da atividade. O grupo de produtores tomou o encaminhamento de continuar o processo de organização coletiva, onde Jucelino e Wanderley ficaram responsáveis para mobilizar um novo encontro com objetivo de elaborar um plano de ação da avicultura de forma participativa com os produtores em Pintadas.

Veja as fotos:






Fonte: HORA 1 NOTÍCIAS


Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação