Empreendimentos de economia solidária da Bacia do Jacuípe recebem equipamentos do Governo do Estado

A produção de 39 empreendimentos de economia solidária, localizados em 14 munícipios no Território Bacia do Jacuípe, ganhou um reforço importante. 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), realizou, nesta quarta-feira (31), no município de Pintadas, a entrega de equipamentos para o fortalecimento desses empreendimentos.

Formado por empreendimentos do segmento da alimentação (derivados de mandioca e leite, temperos e polpa), os grupos, apoiados pelo Centro de Economia Solidaria (Cesol) da região, receberam, entre outros equipamentos, batedeira, liquidificador, forno e seladoras, todos industriais. Ao todo, serão beneficiadas cerca de 200 pessoas.
A Associação das Mulheres Pintadenses, que há 16 anos mantém o Restaurante Delícias do Sertão, em Pintadas, foi um dos grupos comtemplados.
“Com os novos equipamentos, vamos melhorar e aumentar a nossa produção”, espera a coordenadora do restaurante, Edileuza de Almeida, umas das 16 mulheres que trabalham e tiram sua renda por meio da economia solidária. 

Já o grupo Delícias do Serra, do município de Pé de Serra, foi contemplado com uma batedeira. “Até hoje, a gente fazia tudo na ‘mão grande’, com esse equipamento, vamos ganhar tempo e melhorar a qualidade do nosso produto”, comemora Floripes Mendes, presidente da cooperativa, que produz bolo, sequilho e salgados.

Presente na entrega, a secretária da Setre, Olívia Santana, reafirmou o compromisso do Governo do Estado com o segmento. 
“Apesar de toda a dificuldade financeira, o governador Rui Costa tem priorizado o apoio e fomento aos empreendimentos de economia solidária”, destacou.

Estiveram presentes no evento a deputada estadual, Neuza Cadore; a coordenadora de Fomento à Economia Solidária da Setre, Lívia Borges; o presidente da Rede Pintadas, Elias Rios; a coordenadora do Cesol Bacia do Jacuípe, Cleideneia Bastos e representantes dos empreendimentos solidários.

Investimento 

Um total de R$ 391 mil foi investido no Projeto de Fortalecimento da Rede de Economia Solidária do Território da Bacia do Jacuípe, realizado através de convênio celebrado entre a Setre e a Rede Pintadas. Sendo R$ 170 mil em equipamentos.

O principal objetivo do projeto é fortalecer a Rede de Economia Solidária através da disseminação do conceito de Rede de Economia Solidária, Comércio Justo e Melhoria da Infraestrutura.

Fotos abaixo:

  



Ascom/Setre
Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação