EXPOJACUÍPE apresenta o potencial da agricultura familiar da Bacia do Jacuípe



Durante os dias 1 e 2 de setembro o município de Pintadas sediou a primeira edição da EXPOJACUÍPE, o evento expressou a produção da agricultura familiar do Território da Bacia do Jacuípe e seu entorno e trouxe muitos produtores como Benildo João criador de caprinos de leite que em entrevista a VR14 falou sobre o desafio de produzir no semiárido baiano.

“A gente produz com o que a propriedade tem a oferecer como o plantio de palmas e praticamente tudo que usamos na alimentação são retirados da própria propriedade contando sempre com o auxílio de novas tecnologias. O segredo é tecnologia e a força de vontade do nordestino sofredor”, disse o produtor.

A exposição foi um espaço de muitas palestras, informações e novidades em relação a novas tecnologias que possam facilitar a produção da agricultura familiar, além de apresentação de novas técnicas de produção, como o Sistema Mandala e a Batata de Salvação, alternativas acessíveis que podem alavancar a produção dos agricultores.


A feira teve uma realização da Cooperativa Agroindustrial de Pintadas (COOAP), e segundo Gerinelson Lima presidente da instituição o evento serviu como mais um espaço no fortalecimento da agricultura familiar.

‘’A EXPOJACUIPE para o Território da Bacia do Jacuípe se tornou a referência onde conseguimos unir todas as representações municipais, prefeitos, secretários entre outros, então isso veio nos fortalecer, a feira ela se resume no fortalecimento da agricultura familiar para todo seguimento territorial da Bacia do Jacuípe”, disse Gerinelson.


Outra iniciativa que vem dando resultados e foi exposta durante estes dois dias é o modelo produtivo MAIS Cordeiro desenvolvido pelo projeto Adapta Sertão que ajuda o produtor através da assistência, orientando-o a planejar a propriedade para ter alimentos no período da seca, melhorar o rebanho de ovinos e aumentar a produtividade  visando torna-lo resiliente a mudança climática.


O evento deu ênfase a produção de Caprinovinocultura e Avicultura Familiar, em seminários que destacaram as perspectivas e desafios para implementar um sistema produtivo rentável para os produtores que estejam disponíveis a usar as tecnologias e métodos de produção acessíveis e que tragam mais segurança e resultados.


A EXPOJACUÍPE contou com apoio de diversas do Território Bacia do Jacuípe, Secretarias de Agricultura dos municípios, Consórcio Jacuípe e CODETER, além do Governo do Estado, através da Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e Secretária de Desenvolvimento Rural (SDR).

Em entrevista ao VR14, Wanderley Silva Coordenador de Agroindústrias da CAR, disse que a realização só foi possível graças articulação  das instituições do Governo do Estado.

 "A EXPOJACUÍPE é uma iniciativa interessante para o Território, essa primeira edição realizada pela COOAP conta com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural  através da CAR e SUAF além de tantas outras entidades do Território. Consideramos esse tipo de evento muito importante para o desenvolvimento rural, aqui encontramos uma diversidade de expositores da Agricultura Familiar e economia solidária que tiveram a oportunidade de divulgar seus produtos, porém isso só foi possível em função da organização local e também do apoio do Governo do Estado”, disse Wanderley.

Ao término das atividades durante o dia, a noite foi o momento de apresentações culturais com artistas da região que animaram aos presentes, na sexta Taylla Soares e o Festival de Sambadores com Joci e Vandelson foram as atrações, no sábado último dia foi a vez da música instrumental de Valdir Rocha, o swing do capelense Juka dos Teclados e a banda ipiraense Bate Staka.

VEJA A MATÉRIA VEICULADA PRODUZIDA PELA AGÊNCIA VR14 E VEICULADA NA TVE BAHIA

 Vejas as fotos:










































































































































































































































































































































































Da redação do VR14
Maike Gonçalves, Juleilson Carneiro, Junior Fernandes e Marcos André

Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação