A campanha de vacinação contra Raiva animal vai até dia 16 de outubro em Pintadas








A prefeitura realiza a campanha de vacinação antirrábica na cidade de Pintadas  até o dia 16 de outubro. Cães e gatos saudáveis, com mais de três meses, devem tomar a dose contra a doença, que não tem cura e pode ser transmitida a humanos. A imunização é importante para manter a doença sob controle.

De acordo com a prefeitura, nossa equipe estará atendendo a população de 1 de setembro a 16 de outubro, que funcionam de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Os locais podem ser consultados no cronograma abaixo.
A vacinação é gratuita e obrigatória para cães e gatos, conforme lei municipal. As seringas e agulhas usadas na campanha são descartáveis, e a expectativa é imunizar 6 mil animais.
Cães devem ser levados aos postos com coleira e guia –focinheira é obrigatória em animais bravos–, por adultos, com capacidade para conter o animal. Gatos devem ser levados em caixas de transporte para evitar fugas ou acidentes.
A vacinação é importante, mas outras práticas também são importantes para controlar a doença, como manter o pet em casa e usar coleira nos passeios, evitando contato com animais desconhecidos; não mexer em cães e gatos desconhecidos, para evitar um possível ataque; em caso de mordida ou arranhadura, lavar bem o local e procurar orientação médica; cuidar para que gatos não saiam para locais abertos à noite, evitando contato com morcegos.
FOI MORDIDO?
A raiva afeta o sistema nervoso e é transmitida pela saliva.
Animais domésticos podem ser contaminados ao caçar um morcego, por exemplo, ou ao ter contato com outro mamífero doente, como gato ou sagui.
Mordidas, arranhões ou lambeduras podem transmitir a doença ao homem.
Em qualquer dessas situações, a pessoa deve procurar atendimento médico, caso o animal não seja conhecido ou não esteja vacinado.
Abrace essa ideia e ajude seu amigo se manter saldável!

Texto e Fotos: ASCOM prefeitura de Pintadas.
Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação