Iniciada em Itaberaba serie de fóruns dos 12 anos do Adapta Sertão

No domingo, 29 de outubro, foi iniciada na cidade de Itaberaba, a rodada de fóruns do Projeto Adapta Sertão, que tem como objetivo apresentar as suas ações ao longo dos seus 12 anos de existência e realizar escutas sobre as transformações nas vidas das pessoas e das instituições parceiras com as quais a iniciativa vem atuando.
  
O fórum do Adapta Sertão em Itaberaba contou com a participação de agricultoras e agricultores, além de gestores da Cooperativa COOPAITA, onde foram discutidos assuntos voltados para o desenvolvimento da agricultura familiar através da inserção de conhecimento e novas tecnologias no campo.



 Outro tema abordado foi o cooperativismo um dos princípios do Adapta Sertão, o qual ao longo dos seus 12 anos  buscou desenvolver laços com as cooperativas  através de apoio em formações, gestão, comercialização e inserção  de equipamentos.

Até dezembro deste ano serão realizados mais 3 fóruns em municípios da Bacia do Jacuípe e de acordo com Valdirene Santos, coordenadora do Projeto a ideia é também fortalecer a inter-cooperação.


“Durante esses 12 anos estamos com o objetivo de fazer laços com as cooperativas para que a produção seja aumentada cada vez mais, com a avaliação dos cooperados que fazem parte desses contexto, eles  falam também a importância de fortalecer a agricultura familiar de cada município, a inter-relação vai agregar produtos de uma cooperativa a outra, por exemplo se uma não produz polpa de fruta então os agricultores que são das cooperativas, podem produzir frutas e contribuir para fornecer a que não possui. Estamos dando encaminhamento a algumas ações como de projetos de formação de lideranças e iremos fazer um treinamento de melhoria da produção’’, disse Valdirene.

Segundo Aderval presidente da COOPAITA, as parcerias entre as cooperativas são essenciais para o desenvolvimento mutuo.


“Cooperativa sempre é importante na nossa região é uma organização que contribui para os produtores deste local, então aqui em Itaberaba vem somando mais na produção de abacaxi. Já desenvolvemos parcerias com a Ser do Sertão da cidade de Pintadas e a cada dia pretendemos aumentar as parcerias com outras cooperativas’’, afirmou Aderval.

Já o agricultor Josaniel que também é coordenador do Conselho Fiscal da COOPAITA, disse que o fórum vem para discutir o fortalecimento da agricultura familiar através do cooperativismo. 

“Este evento é de grande importância porque se trata de um princípio do cooperativismo que estão unidos para fortalecer a questão da agricultura familiar, estamos fazendo diversidades de produtos que você pode produzir e sair da monocultura, que aqui em nosso município o que mais prejudica é a questão da monocultura que é o abacaxi, por exemplo, se tiver um ano em que o abacaxi tenha uma queda significativa isso vai afetar toda a renda daquele ano, mas se tiver outra atividade como o leite, caprino, galinha caipira ou outras frutas isso irá nos dar outra perspectiva de trazer mais oportunidade e renda para nossa família. ’’ Afirmou Josaniel.

Sobre o Adapta Sertão

O Adapta Sertão é uma coalizão de organizações que atua no semiárido Brasileiro buscando viabilizar estratégias e tecnologias sociais para adaptação a mudança climática da agricultura familiar. Tem como foco de atuação inicial o interior da Bahia, especificamente, o Território Identidade Bacia do Jacuípe e municípios vizinhos.

O Adapta Sertão promove o cooperativismo como forma de desenvolvimento local e aposta no empreendedorismo para fazer frente aos desafios. Sua estratégia começa pela estruturação das propriedades rurais a partir do Modulo Agroecológico Inteligente e Sustentável (MAIS), que foi cuidadosamente desenhado a partir de experimentação e observação prática visando permitir às famílias agricultoras continuar a produzir alimentos também durante as secas anuais ou no caso de uma estiagem prolongada.

O acesso ao crédito, o beneficiamento e processamento adequado dos produtos, o estímulo a comercialização são as outras vertentes trabalhadas no modelo proposto.
O Adapta Sertão coloca também a disposição da agricultura familiar os recursos da pesquisa científica e a articulação de políticas públicas de modo a aprimorar a alocação de recursos técnicos, financeiros e humanos.



Depois de muita pesquisa, experimentação de campo e visitas técnicas nas unidades demonstrativas de agricultores baianos com vários níveis de desenvolvimento e inovação, o Adapta Sertão desenvolveu o MAIS. O MAIS surge de uma reflexão profunda para incluir o novo cenário climático no planejamento da produção agrícola e pecuária da região semiárida. De fato, cada bioma brasileiro está sendo afetado por uma mudança, seja falta ou excesso de chuva, que precisa de tecnologias e estratégias inovadoras de adaptação. O MAIS nesta perspectiva é um sistema pioneiro, pois olha à mudança do clima como oportunidade para fortalecer o cooperativismo, a pecuária e a agricultura regional.

Veja as fotos:








































Da redação do VR14
Maike Gonçalves
Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação