População de Pé de Serra se une e apaga incêndio na Serra do Leão


Por volta das 15 horas e 30 minutos da sexta-feira (10) foi iniciado um incêndio na Serra do Leão, um dos símbolos da cidade de Pé de Serra, o qual teria devastado toda a vegetação do local e atingindo até as casas se não fosse a união de muitos moradores que enfrentaram as chamas.



 De acordo com o carteiro Everson Matos, ele foi uma das primeiras pessoas a perceber o fogo, tirando a primeira foto que circulou rapidamente pelo WhatsApp e Facebok e daí começou uma maratona de muito trabalho e mobilização  que ele estima ter envolvido mais de 400 pé-de-serrenses.


“ O primeiro a subir na serra foi um amigo meu chamado Joandson que tentou apagar o  fogo com palha de Licuri, aí chamei outros amigos; Romilson do Vale Verde, Altemar, Ezequias, Walis, Juninho, Lucas, Caike, Ezequiel,Wilian, Lucas Santana e pegamos, cordas, foices, água e improvisamos uns abafadores e conseguimos combater mais de 50 focos de incêndio. E a vegetação da serra não está hoje 100% destruída porque a gente saiu no meio do mato enfrentando as chamas e em muitos lugares fomos pendurados e amarrados de cordas e nesse momento infelizmente grande parte da população apenas olhava de baixo. Mas quando o fogo começou a atingir outro lado da serra e que poderia chegar nas casas a população se mobilizou, onde diversos carros-pipas ficaram ao redor da serra e a água foi levada para cima em uma grande corrente humana passando baldes de um a um”, afirmou Everson.

O empresário Altemar foi um dos mobilizadores de pessoas que ajudaram a combater as chamas e em entrevista ao VR14, ele criticou o Corpo de Bombeiros de Feira de Santana que  veio chegar quando o incêndio já tinha acabado.


“A comunidade ficou chateada com o descaso do Corpo de Bombeiros de Feira de Santana que foi acionado por volta das 15 e 30 e só  chegaram as 22 horas  quando fogo já tava apagado. Eu quero agradecer imensamente a toda a comunidade de Pé der Serra, que mostrou que ama a natureza e ama essa serra onde todo mundo se mobilizou, independente de crença ou partido político”, disse Altemar.

A população de Pé de Serra também contou com ajuda do grupo de voluntários da Brigada Anjos Jacuipense, da cidade de Riachão do Jacuípe que se descolaram para combater as chamas.


O incêndio foi noticiado em diversos veículos de comunicação, mas apenas a equipe do VR14 foi até a Serra   do Leão registrar o local apôs incidente. Veja as fotos.
































 Da redação do VR14
Jorge Henrique, Maike Gonçalves e Gerinho Lima  



Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação