Centro de apoio Viver Sem Limite participa da culminância do projeto Diversão na Inclusão em Mundo Novo

Na última quarta-feira (13), o Grupo de Apoio Viver sem Limite de Pintadas participou da festa de confraternização e culminância do projeto “ Diversão na Inclusão ” na cidade de Mundo Novo, o evento que  foi  idealizado pela coordenadora da PODES, Edilene Oliveira, com intuito de dar visibilidade ao grupo de pessoas com limitações especiais, proporcionando momentos de lazer, diversão por meio da integração, e socialização para cada um dos envolvidos, além disso, inserir no calendário do município, momentos voltados para as pessoas com limitações.


Ações como essa visa desenvolver a inclusão da pessoa com deficiência, vivenciando práticas que contribuam de forma significativa no bem-estar, por meio de atividades prazerosas onde promovam o direito dos PcD (Pessoas com Deficiência) a se socializar com os demais.

Foram desenvolvidas atividades recreativas, jogos, dança, exposição de materiais confeccionados pelos alunos da PODES e ainda aconteceu um  desfile, onde um time mais do que especial, puderam mostrar seu brilho na passarela. 
       

Para Edilene de Oliveira, evento como esse, caracteriza um momento de transformação na vida de cada um.


" É através de práticas como é essa que as pessoas deficientes poderão reivindicar seu lugar na sociedade, essas ações têm como principal objetivo desenvolver a inclusão onde contribui significantemente para quebrar as barreiras do preconceito superando a desigualdade imposta por pessoas que não vivencia essa realidade"

O grupo viver sem limites de Pintadas foi criado em 2011, onde se iniciou no fundo da igreja católica, logo depois criando seu próprio espaço, foi fundado para que os alunos possam ter seu momento de lazer e troquem ideias entre si, com o acompanhamento das mães, como essa atividade que aconteceu em Mundo Novo.


Para Renilza Pinheiro, coordenadora do grupo, foi um momento muito produtivo para os alunos.







"O encontro em Mundo Novo foi muito produtivo para os alunos que saíram do espaço que frequenta todos os dias, conheceram pessoas novas, elas conversaram com o padre que é o cabeça desse movimento de tentar resgatar as pessoas que tem certas limitações físicas. É um grupo que cada dia descobre uma coisa nova é um verdadeiro laboratório de aprendizado. Trabalhamos com o intuito de que eles tenham condições de trabalhar do lado de qualquer pessoa, esse é o objetivo do grupo viver sem limites.


Durante o evento foram realizadas diversas atividades, mas o desfile do Miss e Master PcD foi o momento de maior ápice do dia, com direito a muitos flashes, muitos sorrisos, e aplausos. Para o cadeirante Alex Oliveira de Almeida, que ajudou na preparação do evento, ele se senti feliz em estar realizando um sonho nesse projeto de mostra, que pessoas deficientes são capazes, mesmo com suas limitações físicas.

 
" A nossa intenção é mostrar esse projeto para a comunidade e também mostrar a todos que  apesar de todas as dificuldades que temos ao longo da vida, devemos estar sempre lutando para supera, digo a todos que não tenha vergonha das suas limitações e que procure sempre sair de casa, ficar preso muita das vezes deixa a pessoa  triste, isso pode leva a depressão, não somos diferentes de ninguém apenas temos limitações e somos capazes de lutar pelo que queremos." disse Alex. 

A PODES é uma instituição sem fins lucrativos que tem como o objetivo, resgatar crianças com limitações física e cognitivas, além de lutar pela valorização da cidadania, respeito, promoção dos direitos, igualdade de oportunidades e assim como assegurar sua inserção dentro da sociedade. Padre Francisco falou da importância da PODES.





" A PODES começou a cerca de 8 anos na cidade de Tapiramutá logo depois expandiu para Mundo Novo e Pintadas , com o mesmo objetivo, a inclusão das pessoas com limitações física, o projeto não pode existir se a comunidade não se envolver porquê de fato as pessoas com limitações necessita do envolvimento de toda a comunidade e que todos abracem essa causa " disse Padre Francisco

O evento contou com o apoio da Secretaria de Assistência Social de Mundo Novo e a Secretaria de Educação de Pintadas e Mundo Novo.


Confira as fotos:


 
            














































































































































































Da redação do VR14
Ralf Mercês


Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação