Notícia de que jovem morreu ao se esfaquear tentando mostrar que a facada em Bolsonaro foi falsa é Fake News



É verdade que um rapaz chamado Denilson Lopes morreu ao esfaquear a si mesmo numa tentativa de provar que a facada sofrida por Jair Bolsonaro era falsa?
A notícia surgiu em diversos sites e blogs na segunda semana de setembro de 2018 e afirma que o maranhense Denilson Lopes teria morrido após tentar provar que a facada sofrida por Jair Bolsonaro era falsa! De acordo com a reportagem, na obsessão de querer provar que algo poderia ter sido ser forjado, resolveu se esfaquear e mostrar para os amigos que a facada foi falsa!
Denilson Lopes, após esfaquear a si próprio, não teria resistido aos ferimentos e acabou vindo a óbito!
Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?
Verdade ou mentira?
Após o atentado sofrido pelo candidato á Presidência Jair Bolsonaro, no dia 06 de setembro de 2018, em Juiz de Fora (MG), inúmeras fake news começaram a se espalhar a respeito do ocorrido. Muitos sites e blogs (e também vários grupos de WhatsApp) começaram a espalhar notícias falsas sobre o ocorrido.
Os criadores de boatos online se aproveitam do assunto que está em alta no momento e, nesse caso, não foi diferente. Como o atentado contra o candidato foi o (e está sendo) um dos mais comentados na web nos últimos dias, isso acaba virando uma excelente matéria-prima para as fake news!
No caso do jovem que teria se matado ao tentar provar a “farsa da facada“, tudo começou numa publicação feita no site Mídia Imparcial, já conhecido por inventar e espalhar muitas fake news. Só para citar um exemplo, esse é o mesmo site que inventou – dentre tantas – a notícia falsa do maranhense que teria morrido ao tentar ir de jumento até a Rússia para ver a Copa do Mundo.
Mesmo sem citar nenhuma fonte, o site conseguiu que a sua publicação fosse compartilhada e publicada por diversos outros sites e blogs como se fosse real.

Falta de detalhes

Perceba que o texto não dá muitos detalhes e como e onde o fato teria ocorrido. Diz apenas que foi em Bom Lugar, no Maranhão, mas não cita o nome do delegado que estaria cuidando do caso ou da equipe que teria tentado socorrê-lo.
Uma busca por “Denilson Lopes” não retorna nenhum resultado referente ao “suicídio”. Apenas vemos o nome em postagens que citam o Mídia Imparcial como fonte.

A foto usada na fake news

Na postagem inicial, o Mídia Imparcial usou uma foto aleatória de um homem de camiseta amarela, ferido e caído no chão. Horas depois, a foto foi substituída por outra já com o rosto do rapaz borrado.
A fotografia original foi tirada de uma matéria de março de 2016, de um crime ocorrido em Rondônia. De acordo com a matéria do Rondônia ao VivoAdriano S. M – de 28 anos de idade – foi esfaqueado durante bebedeira em um bar na zona sul de Porto Velho.
O jovem estava bebendo com amigos, quando começou uma discussão com um cliente do bar. O agressor sacou uma faca peixeira e golpeou o algoz no tórax e pescoço. O homem caiu no solo agonizando e foi socorrido

Conclusão

A notícia afirmando que um rapaz morreu após tentar provar que a facada do Bolsonaro foi forjada é farsa! 

Fonte: E-Farsas
Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação