Copa Jacuípe se consagra como o maior evento esportivo da região


A Copa Jacuípe de futebol sub 17 que teve a final realizada no distrito do Bravo, município de Serra Preta, onde a seleção de Pintadas se tornou campeã no jogo contra a da cidade anfitriã, atraiu milhares de pessoas e consagrou-se como o maior evento esportivo de toda região.

A grandiosidade da competição pode ser resumida a partir de alguns números, logo que a competição movimentou 16 cidades, teve a participação de 480 atletas que jogaram 62 partidas e balançaram as redes 190 vezes.

A 6ª edição do certame foi realizada pelo Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe e articulada pelo Grupo de Trabalho (GT) de Esportes e conta com o apoio da Sudesb (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia). E para Silvaney Araújo secretário executivo do Consórcio, essa edição mostrou que a Copa é o maior evento esportivo da região. 

                            
"Realizamos uma grande competição, a maior não só da Bacia do Jacuípe mas também de toda região, isso graças à parceria que temos com as prefeituras, o Governo do Estado, a iniciativa privada e diversas instituições do Território, onde movimentamos todos os municípios consorciados, promovendo uma opção de lazer para o público e uma grande oportunidade para esses 480 meninos mostrar seus talentos," afirmou Silvaney.

                               

Para a realização da competição foi necessário um grande envolvimento dos gestores públicos, logo que as prefeituras de cada município contribuíram diretamente com estrutura física, de pessoal e suporte para os jovens atletas e e
m entrevista ao VR14 o prefeito de Pintadas Batista da Farmácia falou que a Copa não é importante apenas para o seu município que foi campeão, mas também para toda a região.

                                
“O evento é de total importância para todo a Bacia do Jacuípe, pois além de valorizar o esporte dentro e fora do nosso município, ajudou nossos jovens, dando oportunidade de praticar esporte e ter uma forma de lazer,’’ afirmou Batista.

Já o prefeito de Serra Preta Aldinho aproveitou a oportunidade para inaugurar o gramado do estádio, e contou para o VR14 sobre a grande importância de ter a seleção da seu município na final da Copa Jacuípe.

                      
“É um momento de alegria e de confraternização, o nosso esporte que no município estava esquecido, nós resgatamos essa história do esporte de Serra Preta, e graças a Deus através de um projeto em parceria com a liga esportiva, conseguimos trazer nossa seleção para a final da Copa Jacuípe, momento emocionante que aproveitamos para dar a inauguração do nosso gramado.”, disse Aldinho Prefeito de Serra Preta.

                     

 A Copa Jacuípe buscou integrar a população do Território através do futebol e a prova que esse objetivo foi alcançado foi o depoimento  ao VR14 do jogador pintadense Deivid Sousa, o qual fez o gol da vitória para a sua seleção  e disse que os companheiros de equipe são muito mais que um time.

                   
“Mesmo tendo sofrido um gol, não desanimamos e partimos pra cima, empatamos e saímos com o primeiro título para a nossa seleção, que vai ficar marcado, pois entramos como um time e saímos como uma família, e também agradecemos a todos que estavam torcendo por nosso time e apoiando até o final, temos um jogo contra o Bahia que é um teste, iremos treinar e tentar ser profissional que para mim é um sonho em que eu posso usar para ajudar minha família,” afirmou Deivid.

A premiação da competição vai bem além de dinheiro e do troféu, pois a seleção de Pintadas, tem a opção de escolher em ter um jogo amistoso contra a categoria de base do Bahia ou Vitoria.

O jogo             
                     

Desde o início do jogo, a seleção Pintadense já estava em vantagem, pois venceu o jogo anterior por 3x2 que foi realizado no dia 16 de setembro na sua casa e precisava do empate para se consagrar campeã. Porém mesmo com a seleção pintadense levando a vantagem o time serrapretense não desanimou e teve o jogo digno de uma final.

No primeiro tempo as duas seleções jogaram duro, com várias tentativas de gols e jogadas espetaculares, mas foi aos 28 minutos do segundo tempo que o atleta Pablo (7) abriu o placar para a seleção de Serra Preta e assim levando sua torcida à loucura.

No entanto a seleção de Pintadas não desistiu mesmo com a pressão da torcida adversária, aos 44 minutos do segundo tempo com uma jogada de falta do jogador Deivid (11), Pintadas empata ficando o jogo por 1 x 1, e segura esse placar até o final, consagrando-se campeão da Copa Jacuípe, e assim trazendo o primeiro troféu da competição para o município.

Da redação do VR14
Jorge Henrique
Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação