Comissão organizadora anuncia o fim do Campeonato Rural de Capela


A coordenação do Campeonato Rural de Capela soltou uma nota em que confirma o fim da realização do evento.

De acordo com a nota, o motivo da não realização do evento que era considerado o maior da região foi o desentendimento por parte de dirigentes de clubes, além do alto valor cobrado por jogadores para participar, além de muitos estarem enxergando no campeonato uma forma de lucrar, o que segundo os coordenadores foge a essência do projeto.

Abaixo a nota:


No ano de 2011, um grupo de amigos tiveram a iniciativa de criar o Campeonato Rural de Capela do Alto Alegre, entendendo a necessidade de proporcionar um espaço de laser entre as comunidades. Naquela oportunidade elaboraram um projeto, que tinha como principal objetivo “Potencializar o esporte, neste caso o futebol, proporcionando um espaço alternativo onde os atletas possam participar e se desenvolver, fortalecendo a sua identidade esportiva, assim como também uma forma de integração entre as comunidades”. Ao longo dos anos o Campeonato foi crescendo, ganhando fama, ocupando espaços na mídia regional e Baiana, com matérias em diversos sites e até TVE, cresceu muito, chegou onde nunca imaginamos chegar, no entanto com esse crescimento positivo, acabou criando se um clima de rivalidade entre alguns dos dirigentes das equipes, saindo do seu verdadeiro sentido e objetivo acima citado. Talvez em virtude de sua fama e visibilidade a competição tornou-se algo de obsessão para alguns, que a todo custo querem o título, praticando atos antidesportistas se necessário for.

Apesar do nosso objetivo não ser esse, o Campeonato tornou-se uma forma de ganhar dinheiro para alguns atletas, que desta vez resolveram criar uma espécie de leilão, onde o dirigente que pagar mais fica com o passe do atleta. Porém essa não é a principal preocupação da Coordenação com referência a continuidade do Campeonato, o principal fator que tem nos deixado preocupados e chateados tem sido esse desentendimento entre alguns dirigentes, nossa reflexão hoje é a seguinte: “será que estamos proporcionando futebol ou um espaço de desavença e desentendimento entre as pessoas”?
Por fim, chegamos a um momento preocupante na competição, onde perdeu-se o foco, perdeu a essência, perdeu o verdadeiro sentido.

Diante dos fatos expostos, a Coordenação se reuniu e por unanimidade decidiram NÃO REALIZAR MAIS O CAMPEONATO RURAL DE CAPELA DO ALTO ALEGRE, o maior evento esportivo da região. Entendemos que é melhor parar no momento que ainda temos controle e sem nenhum incidente do que termos que parar por incidentes, que venha a manchar a nossa história enquanto Campeonato Rural.

Que dirigentes, atletas reflitam sobre o seu papel no esporte, existe muitas cobranças que não se tem oportunidades, que oportunidade são essas que alguns querem? De praticar o esporte ou se beneficiarem financeiramente? 
Nós temos o poder de mudar o mundo e isso parte de cada um de nós, a escolha do ambiente que queremos somos nós que construímos, portanto vamos refletir sobre nossos atos e ações.

Eclesiastes 3: 1 Diz: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. 
Muito obrigado a todos que nos ajudaram a construir essa linda história
Coordenação do Campeonato Rural de Capela do Alto Alegre.
Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação