Em nota, Embasa diz que não há presença de agrotóxicos na água distribuída pela empresa


Em nota, Embasa diz que não há presença de agrotóxicos na água distribuída pela empresa, o posicionamento da mesma veio após alguns sites de noticias da região (Incluindo o VR14), divulgar uma matéria com base em informações do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua).

Confira a nota:

Em atenção à reportagem do site VR 14, intitulada "Capela, Gavião, Ipirá, Nova Fátima, Pé de Serra, Riachão e mais 4 cidades da Bacia do Jacuípe estão consumindo água contaminada por agrotóxicos", informamos que a água fornecida pela Embasa está livre de substâncias presentes em agrotóxicos.

Todas as análises na água distribuída pela Embasa, realizadas entre 2014/2017, estão isentas de substâncias presentes em agrotóxicos. A água fornecida pela Embasa atende aos parâmetros de potabilidade, conforme as determinações da Portaria de Consolidação nº 05, anexo XX, de 2017, do Ministério da Saúde, legislação brasileira que está conforme com a 4° Edição do Guia de Qualidade de Água da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Embasa reforça que segue rigorosamente a legislação e assegura que a água tratada está sendo distribuída em condições de potabilidade e não apresenta riscos à saúde humana.

Matérias veiculadas na mídia utilizaram informações do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), de forma incompleta. Não há no cadastro do Sisagua a opção de informar a não detecção do princípio ativo do composto - o Sistema de Informação aceita apenas o registro como “no limite” em vez de “ausente”. Desta forma, fica registrada a presença de agrotóxico na água, mesmo que não tenha sido detectada, distorcendo a informação.


Assessoria de Comunicação da Embasa
Feira de Santana: (75) 3602 3799
Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação