Falece o pé-de-serrense Toinho Funga



Faleceu nesta segunda-feira (04) na cidade de Pé de Serra, Antônio Oliveira Rios, conhecido popularmente por Toinho Funga.

Toinho Funga sofria de Alzheimer e vinha com a saúde debilitada.   


Veja um pouco da história dele no texto extraído do blog Na Voz da Serra, do seu filho Rildo Rios.


Antonio Oliveira Rios, conhecido por TOINHO FUNGA viveu e vive sua vida na simplicidade, Ele está muito doente, tem mal de Alzheimer há 10 anos. Sua história é pequena, sua família é pequena, seus bens materiais são minúsculos e muitos de seus amigos já se foram, alguns que restam não o podem visitar nem tampouco conversar e reviver o passado. Para Toinho, tudo se apagou, as memórias, a realidade é algo aparentemente deletado de sua vida e sua estrutura corporal não suporta mais o cansaço de seus 79 anos.

A MÚSICA, era seu maior amor, com ela construiu sua vida e alimentou a sua família. Era inteligente, apesar das dificuldades que o mundo lhe proporcionou. Consertava bicicleta, tinha as mãos sujas de graxa e ferrugem, além da roupa rasgada, seu chapéu de palha e seu chinelo ou sapato furado pelo tempo, mas é humano desumanizado pelos invejosos e algozes esfomeados.
Foi professor de música, não sabia muito, mas ensinou os primeiros passos musicais a muita gente ingrata, hipócrita e devoradoras da humildade alheia. Tem gente por aí que tem uma birra barriguda contra Ele, mas eu entendo é a estupidez humana, aliás "desumana"!

Ele é meu pai, sou um filho ingrato, egoísta e que não posso fazer o que fez ou faria por mim pois tenho outro caminho a seguir, a vida nos mostra a cada dia que somos impotentes, carentes de amor e olhamos apenas para o nosso mundo, esquecendo o mundo de todos que nos cerca. Alguns de seus alunos, aprenderam um pouco com seus ensinamentos, outros nem tanto... simplesmente se acham os discípulos superiores da incoerência humana, faz parte, o importante que beberam na fonte harmoniosa da sabedoria e ousadia.

Tinha momentos de euforia, não aceitava ser pisado, massacrado e humilhado por seus genéricos de décima categoria. Xingava, brigava e ensinava ao mesmo tempo! Ele era danado, dotado de conhecimento geminado dentro de sua particularidade e vida simples,  cheia de sementes plantadas para o bem.... uma pena que tinha sementes daninhas que contaminam o bem que a vida oferece, e envenenam os sonhos da gente.


Falece o pé-de-serrense Toinho Funga Falece o pé-de-serrense Toinho Funga Reviewed by VR14 on 12:22 Rating: 5

Destaque

Muita tradição e fé na Semana Santa em Mairi