Idoso de Quixabeira completa 107 anos com força, lucidez e bom humor



Em cada linha de expressão em seu rosto, em cada fio de cabelo branco, em cada manchinha na pele, em cada uma das marcas que o tempo escreveu no seu corpo retrata-se a sabedoria. São 107 anos de idade, 107 anos de felicidade, mais de um século de alegria. Leia +
Completar mais de um século de vida é pertencer à historia do mundo de uma forma mais profunda, autêntica e rara. Foi nesta sexta-feira, dia 07/02 o aniversário do morador mais idoso da cidade de Quixabeira, no norte baiano, e certamente um dos mais velhos do Brasil.
Trabalhando no quintal da casa
Irineu Lopes da Silva, nasceu no dia 07 de fevereiro de 1913, na região onde hoje pertence o município de Quixabeira, no Estado da Bahia, então município de Jacobina. Ele é patriarca de uma família grande, contando com 10 filhos, além de uma centena de netos, bisnetos e tataranetos.

esta tarde desta sexta(07), a reportagem do Blog do Ril de Beto, esteve na casa de Seu Irineu. Ao chegar na residência, ele foi flagrado com um martelo em uma mão e uma lanterna na outra, consertando a fechadura da porta do quarto, demonstrando assim toda sua vitalidade.

Seu Irineu consertando a fechadura
Sempre ativo e atencioso, Seu Irineu falou de seus costumes e manias. Comer pouco, dormir bem e viver sempre com alegria. Quando fala sobre a morte, ele diz que ela está arrudiando, porém ele não deixa ela entrar em sua residência. "Aqui não entra morte nem mosquito". Disse o centenário. 

Um das curiosidades de Seu Irineu, é o hábito que tem desde o ano de 1983. A data foi 31 de julho. Neste dia um senhor conhecido por Manuel Dudu, faleceu após cair de um cavalo. Esse foi o primeiro registro de morte, anotado por seu Irineu. A partir daí, todas as pessoas conhecidas dele, que veio a falecer, são registradas nas suas 
anotações
Primeiras anotações no livro dos mortos
Nossa reportagem fez uma checagem no livro dos mortos do centenário quixabeirense, e constatou que até a data atual, Seu Irineu já perdeu 691 amigos. Isso mesmo, 691 pessoas  amigas ou conhecidas do ilustre velhinho que faleceram entre os anos de 1983 a 2020. Ao indagar quando seu nome vai para o caderno dos mortos, seu Irineu se esquiva."Não, não, quem tiver apressado que vá morrendo". Finaliza rindo.
Seu Irineu foi tema de matéria exibida em fevereiro de 2015, no Programa Domingo Espetacular da Rede Record de Televisão, quando na ocasião já com 103 anos de idade, subiu uma caixa d'água na cidade de Quixabeira, com aproximadamente de 20 metros de altura.
A longevidade de Seu Irineu e mais de uma dezena de moradores centenários de Quixabeira, fizeram com que o município fosse conhecido nacionalmente como "Terra dos Centenários".
Fonte: Blog do Ril de Beto
Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação