Produtora de Pé de Serra, premiada nacionalmente recebe o Sindicato dos Produtores Rurais de Riachão


Na manhã do último sábado (8) a produtora Gilvandira da Silva Carneiro recebeu em sua propriedade, a 9 quilômetros do município de Pé de Serra, na Bacia do Jacuípe, a comitiva do Sindicato dos Produtores Rurais de Riachão do Jacuípe. Enquanto parceiros desta conquista, foram levar as felicitações pelo prêmio e, principalmente compartilhar novos serviços e projetos.

A propriedade denominada Pantanal foi premiada pela ATEG (Assistência Técnica e Gerencial) por conta de sua excelente produção leiteira. Dira, como também é conhecida na região, somou esforços com o seu marido, o senhor Carlos Carneiro da Silva, da assistência técnica do Pro-Senar, e da parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Riachão do Jacuípe e trouxe de Brasília a premiação de um carro 0 km.


Um strada cabine simples já se encontra na propriedade Pantanal. A produtora conta que embora tenha aplicado todos os procedimentos ensinados pela assistência técnica do Pró-Senar, a premiação foi uma surpresa, e que por isso, sugere que os produtores não desistam de investir em suas propriedades.

“Recomendo a todos os pequenos produtores como nós que não desanimem pois o segredo mesmo é aplicar tudo o que a assistência técnica nos ensina, precisamos corrigir práticas antigas, no meu caso a assistência técnica do SENAR em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Riachão do Jacuípe, ao qual sou filiada, fez a diferença”, incentivou Gilvandira.


Entre todos os concorrentes do Brasil, Gilvandira e o produtor Rafael Bridi, de Santa Catarina, ficaram empatados. A decisão foi na sorte: duas chaves e apenas uma ligava o carro que estava na garagem. Mas a sorte estava com a valente produtora do Nordeste, ela que pegou a chave certa e trouxe a premiação para a Bahia.  

“Quando recebi a chave pulei de emoção, tudo isso graças a assistência do Senar e ao total apoio e parceria do nosso Sindicato de Produtores Rurais”, lembra.

A premiação representou todos os produtores do estado e foi através do Sindicato dos Produtores de Riachão que aconteceu a turma do Pro-Senar Leite.

Nesta mesma seleção participaram produtores de 8 estados e todos os Sindicatos da Bahia.

“Dessa forma, a premiação de Dira é também do Sindicato, da Bacia do Jacuípe, de Pé de Serra e região”, lembrou Esmeraldo, Secretário de Agricultura do município de Pé de Serra.
“O trabalho técnico e a parceria com Dira e sua família provou que é possível produzir e produzir com qualidade, eficiência e com ganho financeiro em uma região tão adversa como a nossa”, enfatizou o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Riachão do Jacuípe, Francisco Tadeu.


A atuação do Sindicato dos Produtores Rurais tem crescido em toda a região, especialmente em Riachão, Pé de Serra, Gavião, Nova Fátima, e Capela do Alto Alegre.

“A nossa previsão é atender 1400 produtores nestes municípios e em todas as cadeias produtivas que são importantes para a nossa região, principalmente a cadeia bovina leiteira, mas também na área de caprinocultura, ovinocultura, gado de corte, na parte da cadeia do mel, que é uma área com maiores demandas nos municípios de Capela e Gavião”, reforçou Francisco.
Além da crescente produção leiteira, Dira lembrou de uma das finalidades do leite que sai de sua propriedade, a produção de uma deliciosa bebida láctea produzida na cidade de Retirolândia-Ba.


A turma do Sindicato saboreou e compartilhou novidades que o Sindicato pretende para 2020 como por exemplo oferecer seguro para propriedades, casas, e demais bens de seus filiados.
A protagonista desta história disse que pretende continuar investindo em sua propriedade. Pois apesar da estiagem ser uma realidade, ela apresentou além de suplementos alimentícios como a torta e o feno alternados com a alimentação produzida na propriedade e sugeridos pela assistência técnica, outras alternativas, inclusive de convivência com o semiárido: 


"contamos com aguadas naturais em lajedos que tem uma grande capacidade de reserva para água da chuva e o plantio da palma adensada que é o plantio alternado das espécies popularmente conhecidas como palmas doce, orelha de onça e forrageira”,  explica Dira.

“Embora o Nordeste ainda seja visto como uma região do atraso, de pouco desenvolvimento, esta propriedade mostra que temos toda a capacidade produtiva e que por isso, podemos e devemos usar toda a tecnologia disponível”, disse Francisco. O presidente reforçou ainda  que apesar da propriedade contar com um curral, relativamente simples isso não impediu que seus proprietários  usassem a tecnologia como a da “ordenha mecânica” e outros que auxiliam tão bem a sua produtividade.

Gilvandira Carneiro conta ainda que em meio a tantos concorrentes do Sul do país , nunca pensou que seu Nordeste (Bahia) conseguiria trazer através dela esta premiação: “Mas a gente conseguiu e podemos conseguir muito mais”, finaliza.

O Pro-Senar, programa que viabilizou toda a assistência à propriedade premiada tem como objetivo melhorar a produtividade e rentabilidade do negócio rural, promovendo a formação profissional do produtor e do trabalhador rural, difundindo tecnologias, através da assistência técnica, visando o fortalecimento da cadeia produtiva atendida, além de promover o desenvolvimento econômico e social da família no campo.

Fonte Imprensa Cheque
Fotos: Eliete Cordeiro e assessoria da ATEG
Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação